Em mais de 100 anos de história, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) possui um total de 18 cursos técnicos, 117 cursos de graduação e 112 cursos de pós-graduação, nos quais lecionam, aproximadamente, 2300 professores para mais de 32 mil alunos.
O município de Toledo possui um dos treze câmpus da UTFPR. O câmpus Toledo foi fundado em 2007 e está situado em uma região próspera e em pleno crescimento econômico, buscando atender a demanda da indústria regional e nacional por profissionais multidisciplinares. Atualmente, possui aproximadamente 878 alunos e oferece cinco cursos de graduação: Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Tecnologia em Processos Químicos, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Sistemas para Internet.
Em 2015, a UTFPR Câmpus Toledo ofertará dois novos cursos: Engenharia da Computação e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.
A graduação de Engenharia da Computação proporcionará sólida formação nas áreas de computação e eletrônica, possibilitando alto desempenho na indústria, no desenvolvimento de programas para aplicações específicas, como sistemas operacionais e de redes, projeto e desenvolvimento de sistemas de hardware e software, sistemas embarcados e inteligentes e projetos em geral.
O Engenheiro da Computação terá capacidade para investigar e desenvolver o conhecimento teórico nas áreas de computação e eletrônica; e aplicar seus conhecimentos de forma criativa, independente e inovadora. A atuação envolve preocupação constante com a atualização tecnológica e habilidade de trabalho em grupo, contribuindo com a busca de soluções nas diferentes áreas.
“Considero importante a ampliação do câmpus ao oferecer novos cursos, os quais contribuirão com a expansão da indústria e do comércio. O curso de Engenharia da Computação é, relativamente, novo no Brasil, porém a demanda de profissionais nesta área é crescente. Desta forma, a UTFPR poderá contribuir, ainda mais, para o avanço científico e tecnológico da região”, declara o coordenador do curso, Sidgley Camargo de Andrade.
O curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia abrange duas importantes grandes áreas: Engenharia e Ciências Biológicas, conferindo-lhe grande versatilidade profissional.
O Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia irá atuar na concepção de projetos e desenvolvimento de equipamentos e processos biotecnológicos nas áreas industrial, química, saúde, alimentícia, ambiental e agrícola, envolvendo materiais biológicos, de origem animal ou vegetal. Deve ter amplos conhecimentos em matemática, biologia, física e química. Atua no projeto de biorreatores, visando à execução de processos biotecnológicos em grande escala, para otimização do rendimento e qualidade do produto.
Para a coordenadora do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Karina Graziella Fiametti Colombo, “o curso pretende atender um mercado de extrema importância para o desenvolvimento tecnológico da nossa região, principalmente nos setores agrícola e industrial. Além disso, os profissionais serão, extremamente, versáteis e poderão atuar em vários setores no mercado de trabalho, podendo ser tanto na pesquisa quanto na indústria”, relata.
A seleção de estudantes para os cursos de graduação é realizada pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada).
Fonte: Assessoria