Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Sadia/Prefeitura de Toledo inicia participação no Campeonato Brasileiro de Conjuntos

Acompanhadas das professoras Solange Martins Paludo, Débora Souza e Jean Milan, as atletas viajaram na madrugada de terça-feira,11.

12/11/2014 - 11:48


As atletas da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, iniciam nesta quinta-feira, 13, as disputas no Campeonato Brasileiro Ilona Peuker de Conjuntos, em Manaus, Amazonas. Na quarta-feira, 12, foram realizados os treinos de pódio. As disputas vão até domingo, 16. A equipe participa com os conjuntos nas categorias infantil, juvenil e adulto. Acompanhadas das professoras Solange Martins Paludo, Débora Souza e Jean Milan, as atletas viajaram na madrugada de terça-feira,11.

“As atletas treinaram bem nos últimos dias e nesta semana estamos trabalhando mais o psicológico das ginastas. Agora não tem mais o que fazer no corporal. É prepará-las para estarem tranquilas e fazer uma boa apresentação, repetindo o que estão fazendo nos treinos”, comenta a professora Débora Souza, técnica da equipe infantil. O grupo, formado pelas atletas Allanis Flach do Nascimento, Bruna Letícia da Silva, Tuanny Costa, Delisiè Teixeira, Geovanna de Liro e Cintia Rodrigues,  é bastante heterogêneo, com ginastas mais experientes e outras que saíram das escolinhas de GR – base da ginástica rítmica - neste ano. “É um grupo que está no seu primeiro ano da categoria infantil, mas que absorve muito bem as informações que são repassadas e tem muita vontade de aprender. Talento sem trabalho não é nada”, diz a professora, elogiando o esforço e o envolvimento de todo o grupo.

No infantil, com oito grupos confirmados, as disputas serão bastante acirradas. Segundo Débora, existe uma rivalidade muito grande em quadra entre as equipes e com isso as diferenças serão pequenas nas pontuações, vencendo a equipe que cometer menos erros. “Procuramos repassar a elas nossa experiência como ginastas e também como técnica, para que elas estejam bem preparadas e dispostas a enfrentar o que tem pela frente. A competição não é um mar de rosas e para isso elas têm que estar bem preparadas e seguras para dar o seu melhor”, acrescenta.

O conjunto adulto está no outro extremo e é o mais experiente. Com quatro títulos de campeão por equipe (2008, 2009, 2010 e 2013) o grupo viajou disposto a brigar por mais um título.  Entre as ginastas estão as irmãs Monize Gmach, 22 anos, e Morgana Gmach, 20 anos, além de Manoella Sorrentino, Patrícia Haehner e Gabriela Griss. Capitã do grupo, Monize é a mais falante e manifesta a confiança e o pensamento positivo das atletas. “Vamos competir para ganhar e trazer mais um ouro para o clube. Trabalhamos o ano todo para isso”, diz ela. “No nosso grupo não tem esta coisa de chefe, a gente procura dividir as responsabilidades e buscar soluções conjuntas. Nosso grupo é muito unido e isso é fundamental no conjunto”, acrescenta.

 Por pouco, as atletas não ficaram de fora da competição. Com uma tendinite, a atleta Gabriela Griss ameaçava deixar o grupo sem a quinta atleta. Sem uma reserva, a ginasta foi para o sacrifício. “Não tinha como prejudicar todo o grupo. Estou pegando mais leve, sendo poupada durante os treinos, e acredito que vou conseguir competir sem problemas”, destacou a ginasta, que sabia que não podia falhar com as companheiras. “Competir em grupo tem disso, a gente não pode deixar os demais na mão”, comentou.

A equipe juvenil, integrada pelas atletas Ana Paula Falabretti, Katlen Rios, Natieliy Oliveira, Thainá Mich, Ellen Abreu e Jainy Klemann, também está tranquila. “Estamos treinando bem e esperamos trazer um bom resultado”, avaliam elas. A técnica dos dois conjuntos – juvenil e adulto – Solange Martins, também está confiante. “Esperamos que elas repitam em quadra o que estão fazendo nos treinos. Na GR é sempre uma incógnita, um pequeno errinho pode tirar o título”, acrescenta ela. A competição é a última do ano e no retorno as ginastas começam a trabalhar o manejo de aparelhos, visando as competições de 2015.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo é uma parceira entre a Sadia, a prefeitura de Toledo e o Sesi, com o apoio da Itaipu Binacional e Unimed Costa Oeste.

Anuncio gene 2