O Paraná foi vice-campeã por equipe nos Jogos Escolares da Juventude, categoria 15 a 17 anos, de 9 a 11 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba. A equipe do Paraná era integrada pelas atletas Giovanna Oliveira e Thainá Feroldi, tendo como técnico o professor Jean Milan. Além da prata por equipe, a ginasta Thainá Feroldi conquistou outras duas medalhas de bronze, no arco e na bola. Em função do regulamento e da categoria, as atletas disputam em apenas três aparelhos, arco, bola e maças. Nas demais competições são quatro aparelhos por atleta. As duas ginastas representaram a Fundação Educacional de Toledo (Funet), escolas onde estudam, na competição.
A participação das ginastas foi a última do ano. Agora as atletas retomam os estudos, interrompidos nos últimos dias por conta dos treinos e da participação nos Jogos Escolares da Juventude. As duas atletas retornaram ontem à tarde a Toledo, enquanto o professor Jean Milan seguiu para Manaus, AM, para somar-se à equipe da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi que participa do Campeonato Brasileiro Ilona Peuker, de 12 a 16 de novembro. A equipe da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, que viajou na madrugada desta terça-feira, vai participar com os conjuntos infantil, juvenil e adulto.
“Fiquei bem feliz com os resultados. Além da medalha de prata por equipe foram duas de bronze por aparelho”, comemorou Thainá, que retornou ontem à tarde, junto com Giovanna. “Eu não esperava, pois foi um ano que fiquei bastante tempo parada para me recuperar de uma lesão. Para a etapa estadual dos Jogos Escolares foi apenas um mês de treinos e agora cerca de três. Ainda assim deu para trazer medalhas”, destacou a ginasta. “Agora é concentrar nos estudos para concluir o ano letivo e depois na montagem das séries para o próximo ano. A ginasta, que está no seu primeiro ano na categoria adulto, participou pela primeira vez da etapa nacional dos Jogos Escolares nesta faixa etária e quer começar treinando forte no próximo ano para garantir bons resultados tanto nos Jogos Escolares como no Campeonato Brasileiro, principais competições do ano.
Giovanna saiu de quadra insatisfeita com os seus resultados. Ela não conseguiu repetir no segundo dia o bom desempenho que teve no primeiro. “No primeiro dia, quando valia resultado para a equipe eu fui melhor e garantimos a medalha de prata para a equipe. No segundo, quando foram realizadas as finais por aparelho, não fui tão bem e com isso não consegui novas medalhas”, disse ela, que esperava um desempenho melhor. Agora, completou,” é manter o foco, aperfeiçoar os movimentos das séries, fazer as alterações necessárias e intensificar os treinos para as competições do próximo ano”.
Embaixadora
A atleta Angélica Kvieczynski, da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, também participou dos Jogos Escolares da Juventude, mas como embaixadora da modalidade de Ginástica Rítmica. A atleta permaneceu em João Pessoa durante toda a competição, conversando com as atletas, difundindo o esporte e dando dicas e incentivo às ginastas. Durante a competição a ginasta também fez uma apresentação de gala, a título de demonstração.
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo é uma parceira entre a Sadia, a prefeitura de Toledo e o Sesi, com o apoio da Itaipu Binacional e Unimed Costa Oeste.