A convite do prefeito Beto Lunitti, o reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Josué Modesto Passos Sobrinho e o assessor, Mário Resende, estiveram em Toledo na quarta-feira (12). Os representantes da UNILA, localizada em Foz do Iguaçu, conheceram melhor a infraestrutura e desenvolvimento do município e visitaram equipamentos públicos ligados à cultura, como o Teatro Municipal e o Centro de Artes e Esportes Unificados de Toledo (CEU). Na ocasião, o Governo Municipal se colocou a disposição da Universidade, que segundo o reitor deverá ampliar ainda mais a parceria com Toledo para projetos de extensão.
Atualmente o município conta com uma parceria com o Curso de Cinema e Audiovisual da UNILA, que realizou em Toledo o projeto “Cinema na Curva do Rio”. A Universidade também foi parceira na realização do 1° Festival de Curtametragens de Toledo (Curta Toledo). “Essas parcerias são importantes, pois apesar de sermos uma cidade universitária, com cinco Universidades, uma Faculdade e outras instituições que oferecem cursos de nível superior, ainda temos poucas opções de cursos voltados à área cultural. Temos sim parcerias com todas as instituições instaladas no município e que ofertam mais de 100 cursos com cerca de 10 mil alunos, mas queremos mais, queremos essa parceria da UNILA aqui em Toledo”, afirmou o prefeito Beto Lunitti.
A secretária de Comunicação Social e responsável pela Secretaria de Cultura, Rosselane Giordani, acompanhou a visita junto com equipe da Secretaria de Cultura. Segundo ela, a parceria pode gerar um rico intercâmbio para ambos. “Entregamos a eles um dossiê com as informações culturais de Toledo, assim como repassamos informações sofre diversos setores de destaque do município. Ou seja, a UNILA tem muito a nos oferecer, mas Toledo também pode contribuir com a Universidade”, comentou ela.
O reitor da Unila se mostrou impressionado com o município. “Toledo conta com grandes equipamentos de Cultura, o que exemplifica o potencial que o município tem para este setor. Toledo é conhecida por sua área produtiva, agroindústria e serviços qualificados, então nós temos sim a intenção de ter uma presença maior aqui”. Sobrinho salientou ainda, que os projetos de extensão deverão ser potencializados em Toledo. “Eu percebi um campo imenso para as ações de extensão aqui, e que independe de novos investimentos. O que nós já temos em Toledo e o que já temos na UNILA certamente podem convergir para ações comuns nas áreas de extensão, cultural e outras áreas”, finalizou.