Para discutir a educação especial, a partir da educação inclusiva, no município de Toledo, a Secretaria de Educação (SMED) e o Conselho Municipal de Educação (CME) realizaram, nesta quinta-feira (13), uma audiência pública com representantes das escolas municipais de Toledo. A atividade aconteceu no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura. Na ocasião foi deliberada a educação especial.
As discussões sobre essa temática já acontecem desde 2012. Foi decidido fazer duas deliberações, uma sobre as normas da Psicopedagogia e outra sobre as normas da educação especial na perspectiva da educação inclusiva que trata dos alunos especiais. “Essa minuta que estamos discutindo hoje nós encaminhamos para todas as escolas públicas e privadas de ensino fundamental, cada uma leu, fez as observações e hoje cada escola voltou para discutir as modificações e sugestões”, contou a presidente do Fórum Municipal de Educação de Toledo, Veralice Moreira.
Segundo ela, a intenção é em dezembro, na próxima audiência, voltar com as alterações necessárias, e aprovar as deliberações que passam a reger a política da educação inclusiva no município de Toledo a partir de 2015. A presidente ainda comentou que fazer uma discussão como essa é de extrema importância para o município. “Fazer deliberações como essa é muito importante, já que dessa forma, estamos pensando em uma educação inclusiva de uma forma integral, que consiga agregar a todas as necessidades dos alunos”. Além disso, para que educação inclusiva seja efetiva para os alunos, as escolas municipais contam com uma sala de recursos multifuncionais, que possuem todo o aparato necessário para estes alunos.
Psicopedagoga
Na terça-feira (11) foi feita audiência pública com os professores psicopedagogos da SMED para deliberar sobre normatização do serviço de Psicopedagogia na rede municipal de ensino. Segundo a secretária de Educação, Tania de Grandi, este serviço está em vigor no município desde 2005 e o Conselho Municipal de Educação (CME) apontou a necessidade de rediscutir e reorganizar o trabalho. “Elaboramos uma minuta sobre este assunto tão importante para o desenvolvimento das nossas crianças”, afirmou.