Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Atletas das escolinhas de Judô de Toledo passam por troca de faixa

O evento acontecerá a partir das 9h30, no Ginásio de Esportes Jaime Zeni, no Jardim Porto Alegre

14/11/2014 - 12:04


Existem muitos momentos na vida de um atleta, em que toda sua dedicação e evolução são reconhecidas. Para quem pratica sob o tatame, um desses momentos é a troca de categoria ou faixa. E é esse reconhecimento que será realizado neste sábado (15), com os alunos de Judô do município de Toledo.

Em uma cerimônia especial, cerca de 150 crianças, adolescentes e jovens, praticantes da modalidade através das escolinhas do município, serão recebidas para a troca de faixa, representando a evolução de nível de cada um. O evento acontecerá a partir das 9h30, no Ginásio de Esportes Jaime Zeni, no Jardim Porto Alegre, com a avaliação dos atletas pelos professores, de acordo com a meta estipulada para cada aluno durante o ano. Na parte da tarde o local será palco do campeonato municipal de Judô para consagrar o momento.

Segundo o professor de judô da Secretaria de Esportes e lazer de Toledo, Junior Gimenez, esse momento representa a evolução constante do esporte e dos atletas, e sua qualidade. “A troca de faixa é muito importante para a vida do atleta de judô, e o evento irá proporcionar, além disso, a interação e o bem estar dos alunos, que merecem o reconhecimento”.

Junior comentou que o trabalho é intenso da SMEL, e que todos os atletas que estão trocando de faixa, treinam periodicamente e participam de todas as competições oficiais da modalidade. “É basicamente a coroação do ano no judô na vida dos atletas. Depois, a cor dessa faixa implica nas disputas do próximo ano nas competições do Campeonato paranaense, Jogos da Juventude e também os Jogos Abertos do Paraná”, explicou.

O professor ainda destacou que da quantidade se obtêm a qualidade e pensando pelo ponto de vista competitivo, quando mais atletas treinando, maior a quantidade de talentos no esporte são encontrados. “Porém não pensamos apenas no lado da competição. O nosso objetivo maior é proporcionar o esporte para todos, inclusive nos bairros mais distantes, dando a oportunidade para as crianças que não tem como se deslocar, por exemplo”, contou.

A secretária da pasta, Marli Gonçalves Costa lembrou que, desde 2013 a troca de faixas é oferecida gratuitamente aos atletas e hoje são oito locais distribuídos entre os bairros, onde é oferecida as atividades. “Quando assumimos, tivemos a meta de colocar as atividades esportivas em todos os bairros possíveis do município, transformando o esporte em política pública. O judô é a maior prova de que isso é possível e foi realizado”.

 

Anuncio gene 2