Com o fim das celebrações do Outubro Rosa – que marca as ações de combate ao Câncer de Mama – o calendário da saúde se volta ao Novembro Azul, mês que chama a atenção da população masculina sobre o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata.
O alerta parte dos órgãos da saúde pois, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença deve atingir mais de 68 mil homens em 2014 no Brasil, o equivale a descoberta de um caso a cada sete minutos, aproximadamente. “A resistência dos homens em fazer visitas periódicas ao médico e principalmente fazer o exame de toque retal, é um dos maiores desafios para o diagnóstico”, explica Rafael Azambuja Patiño Cruzatti, urologista da Unimed Costa Oeste.
A campanha também objetiva conscientizar a população masculina a manter hábitos saudáveis que ajudem a evitar a doença, como a prática de atividades físicas com frequência, manter uma alimentação balanceada, que contemple todos os grupos alimentares e não contenha excesso de doces, frituras, bebidas alcoólicas, além de evitar o tabagismo. “Preconizamos a realização de exames de toque retal e do PSA anualmente, a partir dos 45 anos. Já para o grupo de risco, que inclui homens com histórico da doença na família, o ideal é que o exame seja feito a partir dos 40 anos”, finaliza o especialista.
Assessoria