Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Alunos da Escola Municipal Arsênio Heiss aprendem sobre reciclagem com maquete

Os pequenos montaram o bairro de uma cidade utilizando materiais recicláveis.

17/11/2014 - 10:49


Para ensinar as crianças – de uma forma diferenciada – matemática, ciências, reciclagem, trânsito, história e outras disciplinas da grade curricular, os estudantes dos segundos anos da Escola Municipal Arsênio Heiss, no Jardim Porto Alegre, construíram uma maquete, sob coordenação da professora Ieda Rambo Jakovacz. Os pequenos montaram um bairro de uma cidade utilizando materiais recicláveis. Participaram da atividade 49 alunos, sendo 24 do período da manhã e 25 da tarde.

A ideia surgiu durante uma ação em sala de aula, onde os alunos trouxeram de casa embalagens recicláveis e com esses materiais fazer casas, carros e prédios. “Conforme íamos construindo, estudávamos as moradias, os meios de transporte e com isso também trabalhamos as formas geométricas, dobraduras, a importância e os cuidados no trânsito, além de textos e poesias”, contou a professora da turminha. Os alunos ainda aprenderam a história de Toledo, a geografia do município, além de como funciona as leis de trânsito. Os pequenos ainda foram criativos ao dar nomes a estabelecimentos, como escolas, praças ou hospitais.

Além de aprender sobre o município e as matérias do currículo escolar, os alunos aprovaram e gostaram da maneira utilizada pela professora para ensinar. Jakson da Silva Martins Junior, de oito anos, contou que eles aprenderam como construir brinquedos e outros objetos a partir de materiais reciclados. “Se pegarmos um potinho de iogurte e colocarmos uns palitinhos, ele vira um carrinho de corrida”. Já Isaac Cardoso Lima, de sete anos, disse que eles estudaram sobre a importância da reciclagem, aprendendo a necessidade da separação dos lixos. Geovana Rosa Mancini, de sete anos, falou que a turma ainda pôde aprender sobre trânsito. “A professora ensinou sobre as leis, quem pode andar da ciclovia, para que lado cada carro deve andar”, afirmou.

Segundo Ieda, realizar uma atividade como essa com os alunos foi diferente e também muito importante para todos. “Nós estamos respondendo com o que propõe o currículo, mas isso também atinge toda a vida deles, integrando conhecimento em história, a nossa construção nessa história, e a importância que cada um tem na construção de uma sociedade melhor”, finalizou.

 

Anuncio gene 2