Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Virada Cultural Paraná 2014 em Toledo atingiu mais de 30 mil pessoas

Música. Teatro. Dança. Arte de Rua. Poesia. Literatura. Educação... Foi com esses ingredientes que Toledo realizou a Virada Cultural mais diversa e plural do estado.

17/11/2014 - 12:19


Mais de 100 atividades. Aproximadamente 52 horas de cultura e mais de 30 mil pessoas atingidas durante o evento, o maior público no estado segundo dados preliminares da Secretaria de Estado de Cultura. Esse é o balanço da Virada Cultural Paraná 2014 em Toledo. As ações aconteceram no Teatro Municipal, Unioeste, Praça Willy Barth, Centro Cultural Oscar Silva, Liv Music Club e no Parque Ecológico Diva Paim Barth. No Palco Conexões e Palco Diversidade e Pluralidade muita música agitou os toledanos e visitantes, que puderam curtir o melhor da música regional e shows como RPM e Arnaldo Antunes.

Tudo isto aconteceu durante a 4° Virada Cultural de Toledo, a segunda com a parceria do Governo do Estado. O evento segundo a secretária de Comunicação Social e responsável pela Secretaria de Cultura, Rosselane Giordani, já se tornou tradição. “Esse é o maior evento que a Secretaria de Cultura promove e pela receptividade da população pela Virada Cultural sabemos que ela não pode mais deixar de existir em Toledo. Essa parceria com o estado enriquece ainda mais o evento, por possibilitar que ela seja ainda maior”.

A coordenadora da Virada no município e servidora da Secretaria de Cultura, Iria Schwarzbold, destacou o sucesso da edição. “A cada ano melhoramos e a edição 2014 foi sensacional. A qualidade dos grupos e a participação popular surpreenderam. Ano que vem será melhor ainda, pois teremos a oportunidade de corrigir o que não saiu perfeito”.

A parceria com o Governo do Estado é um dos destaques. Conforme o coordenador estadual da Virada Cultural Paraná 2014 em Toledo, Rodrigo Fornos, a união é perfeita. “Toledo é um exemplo em política pública Cultural e na realização desse evento. Mais de 20 cidades participaram do edital para realização da Virada junto com o Governo do Estado e Toledo tirou o primeiro lugar, pois o Governo Municipal se dispõe e não tem como dar errado. Cidades como Cascavel e Londrina ficaram de fora esse ano”. Fornos lembrou ainda, que o objetivo do evento é fomentar a Cultura. “E isso é feito por meio dos shows de estilos variados, mas também por meio das atividades paralelas em que Toledo se destaca pelo número de ações”.  Fornos acrescentou também que nos levantamentos preliminares realizados pela Secretaria de Estado de Cultura, Toledo teve o maior público participando das ações da Virada em todo o Paraná.

Música. Teatro. Dança. Arte de Rua. Poesia. Literatura. Educação. Meio Ambiente. Arte e artesanato. Esporte. Cidadania. Trânsito. Foi com esses ingredientes que Toledo realizou a Virada Cultural mais diversa e plural do estado. Para o músico toledano, vocalista e gaitista da Banda Bico, Rafa e os Mavericks, François Adames, a Virada é um momento de intercâmbio cultural. “A Virada é incrível, não só pela estrutura que disponibiliza e a oportunidade de mostrar nosso trabalho, mas por tudo que engloba. Antes do show, por exemplo, estávamos ali na Tenda do Clube da Poesia, ouvindo a Edy Braun ao lado de um varal de poesias”, comentou ao destacar o apoio e o trabalho da Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Cultura, Comunicação, entre outras.

Virada Cultural Paraná

A Virada Cultural Paraná é uma realização do Governo do Paraná, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e Detran-PR, e conta com o apoio do SESI/PR / SESC/PR / Sanepar / É-Paraná e Prefeitura do Município de Toledo, através da Secretaria da Cultura. Com apoio local do 19º Batalhão BPM / Polícia Militar do Paraná / Bombeiros / Os Amadores Cia de Teatro / Delícia Caseira Marmitex / Itamarati / Copel e Unioeste.

 

Anuncio gene 2