A professora da Escola Municipal São Dimas, do distrito de Bom Princípio, Ana Cristina Kolling de Almeida, vai representar Toledo no I Seminário Regional Sul do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento será realizado em Curitiba nos dias 20 e 21 de novembro e é promovido pelo Governo Federal. A professora desenvolve o projeto “Educação no Campo” na Escola São Dimas desde o início do ano. O projeto envolve atividades na horta, com alimentação saudável e o ensino de matemática para alunos do terceiro ano.
O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Entre os municípios da região Oeste que participam do Pacto, Toledo foi selecionado para enviar um representante e a professora Ana Cristina foi a escolhida para representar a cidade. No evento devem participar representantes de toda a região sul do Brasil. O objetivo do evento é expor os projetos realizados durante o ano e oportunizar a troca de experiências entre os presentes.
Projeto Educação no Campo
O projeto “Educação no Campo” desenvolvido na escola Municipal São Dimas envolve toda a escola e a comunidade. As atividades acontecem desde o início do ano. Desde os pais que auxiliam na construção da horta, as crianças que participam da colheita e lavando as verduras para o consumo, os servidores, até a professora de educação ambiental que concretizou o projeto da horta e da alimentação saudável.
A professora Ana Cristina conta que, além de melhorar a aprendizagem matemática, houve uma mudança de hábitos em relação a alimentação das crianças. “Eu trabalhei as medidas da horta, quantas sementes por metro quadrado, a pesagem das sobras de alimentos. E o resultado é que hoje praticamente não há mais desperdício da merenda escolar, porque eles se conscientizaram que só precisam servir aquilo que vão comer. O prato deles é colorido, todo dia tem uma refeição diferenciada que produzimos na nossa própria horta”, conta empolgada a professora.
Os resultados obtidos no projeto Educação no Campo serão levados para o I Seminário Regional Sul do PNAIC em Curitiba para a troca de experiências.
Expectativas
A professora Ana Cristina falou sobre sua expectativa para o seminário. “Eu espero que eu possa aprender e ter contato com novas experiências, em realidades diferenciadas da minha. Que eu possa trazer ideias novas, que possam ser aplicadas aqui em Toledo e compartilhadas com os demais professores da rede municipal que também participam do Pacto”.