Os professores, alunos e funcionários do CEEBJA, destinado a jovens e adultos (EJA), de Palotina receberam no dia 24 de novembro, a notícia de que a instituição fecharia as portas de vez a partir de 31 de dezembro. Segundo informações do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, as aulas seriam apenas transferidas para outra escola, mas admite o fechamento das turmas diurnas. O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP), do núcleo de Assis Chateubriand, que abrange a região de Palotina, afirmou que entrará com recurso no Ministério Público do Paraná para recorrer à decisão.
Atualmente, o espaço ocupado pelo CEEBJA de Palotina é alugado. O local conta com 491 alunos e 35 funcionários. Segundo o chefe do NRE de Toledo, Léo Inácio Anschau, as aulas serão transferidas para um colégio próximo a atual estrutura utilizada. “A ideia é transferir as aulas para o Colégio Estadual Barão do Rio Branco, que fica próximo a atual estrutura. No período noturno daquele colégio bastantes salas ficam vazias, então a intenção é utilizar estas salas”, contou. Segundo o chefe, somente o que aconteceria seria a transferência de prédios, mas as aulas continuariam. Porém, com esta transferência de local, não haverá mais aulas no período vespertino. “Nós estamos fazendo os devidos encaminhamentos para ver o que fazer com estes alunos que estudam no período vespertino, para que ninguém saia prejudicado nessa transferência”, informou.
Estas mudanças de espaços também estão acontecendo em outros municípios, como Jacarezinho. Porém, segundo Leo Inácio, Toledo não é uma das cidades que passará pela situação. “Desta nossa região, somente Palotina fará a transferência de prédio”, disse.
Segundo a presidente da APP Sindicato do núcleo de Assis Chateubriand, Giselle Lopes, os funcionários já temiam uma ação como essa. “Os funcionários haviam recebido no começo do ano, uma notificação no Núcleo Regional de Educação para não fazer matrículas de alunos nos períodos matutino e vespertino”, contou. O CEEBJA recebeu, no dia 24 de novembro, a notificação de que as atividades daquele local seriam encerradas a partir do dia 31 de dezembro. “As aulas do CEEBJA funcionam naquele prédio há 26 anos, nós queremos explicações do porque fechar as portas agora”, afirmou Giselle. A presidente contou que a APP Sindicato irá recorrer ao Ministério Público do Paraná para cobrar maiores explicações sobre a situação. “Nós queremos evitar que essa escola seja fechada, porque ali há também alunos da educação especial. E ainda há a situação dos alunos que estudavam nos períodos matutino e vespertino, que não terão mais como estudar, já que nestes períodos não haverá aula”, explicou.
E para cobrar melhores explicações e evitar o fechamento da escola e encerramento das atividades, os funcionários do CEEBJA de Palotina, juntamente com a APP Sindicato, estão organizando um manifesto público para esta quarta-feira (19). A ação acontecerá na praça central do município, às 10h.