As atividades acontecerão durante três dias e nenhuma unidade será fechada ou terá os trabalhos interrompidos. “Todos os trabalhos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais serviços de saúde do município irão continuar atendendo a população normalmente, só que nestes três dias com um número reduzido de profissionais”, contou a assistente social do Departamento de Gestão em Saúde, Valdenice dos Santos Souza. Aproximadamente 200 profissionais da atenção básica participarão, por dia, da oficina.
Segundo Valdenice é de extrema importância realização da oficina, pois elas fortalecem ainda mais a atenção primária, principalmente para esta faixa etáriaonde as pessoas são mais fragilizadas. Os profissionais saberão como atender, fazer o encaminhamento, entre outros procedimentos para a população idosa.
Segundo a diretora de Gestão em Saúde, Cristiane Novello, o objetivo do APSUS é melhorar a qualidade do atendimento a partir da organização da Atenção Primária em Saúde (APS). “A intenção é estreitar as relações entre o estado e os municípios, fortalecendo as capacidades de assistência e de gestão, com vistas à implantação das Redes de Atenção à Saúde (RAS) na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS)”, comentou.