Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Teatro Municipal de Toledo chega aos seus 15 anos e é referência para a região oeste

A data será comemorada com a peça ‘Dois Amores de Colombina’

20/11/2014 - 17:54


Ele debuta na próxima quarta-feira (26). Elogiado por artistas e visitantes, o Teatro Municipal de Toledo se tornou uma referência e um marco na cultura do oeste paranaense. Pelo local já passaram artistas consagrados internacionalmente, mas a sua principal vocação é servir para que a arte toledana esteja em evidência. A data será comemorada com a peça ‘Dois Amores de Colombina’. A vinda do espetáculo será realizado pela Secretaria de Cultura, com o apoio da RICTV Record.

Inaugurado no dia 26 de novembro de 1999, o Teatro foi construído com recursos do Ministério da Cultura, do estado e do município. Considerado o terceiro maior do Paraná, com 2.974,18 metros quadrados de área construída, possui 1.022 poltronas distribuídas em dois planos, sendo 777 lugares no setor de platéia e 245 no balcão, além de posssuir cadeiras para obesos e portadores de necessidades especiais.

Já o palco, que vai receber a peça ‘Dois Amores de Colombina’, na quarta-feira, tem 400 metros quadrados. O Teatro Municipal conta ainda com camarins, salas de ensaios e outros espaços ocupados pela administração e manutenção. O uso do espaço vai além de peças e outros espetáculos. O hall de entrada é utilizado para exposições de artes e lançamentos de livros de toledanos e de artistas de outros municípios da região. Possui estacionamento próprio, com acesso para os cadeirantes e pessoas com necessidades especiais.

Para a secretária de Comunicação e responsável pela Cultura, Rosselane Giordani, um município poder contar com uma estrutura desta magnitude contribui para o desenvolvimento da cultura. “Todo mundo quer se apresentar no Teatro. O local é palco das apresentações e recitais das escolas de música, artes e dança do município e também do que é oferecido pela Casa da Cultura”. Rosselane também disse que, com uma casa que acolhe grandes eventos devido à sua estrutura, muitas pessoas têm a oportunidade de acompanhar uma peça, um espetáculo e acabam gostando e buscando vivenciar mais e mais estes momentos artísticos. “Fomenta à arte e a formação de artistas”, completou.

Dois Amores de Colombina

O texto da peça, produzido por Isidoro Diniz com direção de Cesar Almeida, é inspirado no poema “Máscaras”, de Paulo Menotti Del Picchia, de 1919. Na história, um arlequim e um pierrô se encantam por uma colombina. Cada um deles descreve os sentimentos despertados pela mulher. O texto provoca um estado emocional, em que Arlequim é o desejo, Colombina a mulher e Pierrot o sonho. O poema original de Del Picchia é carregado de simbolismos, a começar pelos personagens, que vestem fantasias características de cada papel. As reações e sentimentos em relação ao acontecimento é o que desenrola a história. De acordo Rosselane Giordani a proposta é estimular a ida das pessoas ao Teatro. “Escolhemos uma peça lírica e romântica, com figurinos lindos, possibilitando mostrar um pouco do universo fantasioso que cada um cria em torno do amor. A entrada é franca e vale à pena assistir”, enfatizou. 

Anuncio gene 2