A Equipe de Saúde da Família (ESF) do Jardim Pancera realiza essa semana atividades dentro da programação do Novembro Azul. A “Semana de Conscientização Sobre a Saúde do Homem” teve início nessa terça-feira (18) com a realização de uma palestra sobre o tema com a médica generalista Mariana Krelling Salgado. Entre os dias 18 e 20 de novembro são ofertadas consultas no período noturno, entre as 18h e 21h, para o público masculino. Toda a equipe da unidade está envolvida e fez escala para garantir o atendimento à população.
No primeiro dia de atividades a médica palestrante abordou os principais temas relacionados à saúde do homem: violência (segunda principal causa de morte no Brasil), alcoolismo, tabagismo, pressão alta, diabetes, colesterol alto e câncer de próstata. “A proposta era abordar superficialmente como identificar, como se prevenir e como investigar, pois a maioria dessas doenças são assintomáticas e o homem costuma achar que é forte o suficiente, que só precisa trabalhar. Nosso objetivo é lembrar que ele também precisa se prevenir”, alerta Mariana.
A médica da família Cassandra Lopes da Veiga Pessoa, que também está fazendo atendimentos ao público masculino no horário noturno, disse que a maioria do público masculino que procura o serviço de saúde é de adultos com mais idade. “O nosso público masculino é mais de idosos que não cuidaram da sua saúde quando eram mais jovens”, comentou.
Cassandra disse ainda que causas agudas e traumas são os principais motivos pelos quais os homens procuram o serviço de saúde. “O foco é mais na cura do que na prevenção. Poucos procuram para prevenção, por isso a necessidade da campanha”.
O médico da família Marcos Koiti Muraoka contou que como estratégia para acessar a comunidade a ESF criou um perfil no facebook para divulgar as ações desenvolvidas. “A equipe espalhou cartazes e panfletos pelo bairro para chamar a atenção dos homens para as ações dessa semana. Como a maioria trabalha, essa é uma boa oportunidade para cuidarem da sua saúde, já que estaremos atendendo até essa quinta no período da noite”. Todos os dias é feito aferição de pressão arterial, glicemia, distribuição de preservativos, além do atendimento médico.