Começou a operar na segunda-feira (24) o semáforo localizado no cruzamento da Avenida Maripá com a Rua Almirante Barroso. O local agora conta com sinalização para pedestres e veículos. Junto com a nova estrutura, também foi iniciado o processo de sincronização dos três semáforos da Maripá, nas esquinas com as Ruas Almirante Barroso, Santos Dumont e Dom Pedro II. A partir deste trabalho, também serão sincronizados os pontos semaforizados da Rua Santos Dumont, nos cruzamentos com o Largo São Vicente de Paulo e nas Ruas Guarani e Nossa Senhora do Rocio.
As intervenções para melhorar a trafegabilidade e a segurança dos usuários – pedestres e condutores de veículos – em Toledo tem sido amplamente estudadas e gradativamente implantadas pelo Governo Municipal. Ainda em 2013, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) iniciou discussões com a sociedade, Foram 14 encontros com grupos, associações e entidades, onde foram apresentados estudos técnicos promovidos por instituições de ensino superior e pelos técnicos do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans).
O início de funcionamento do semáforo é considerado um marco pela Administração Municipal. Segundo o prefeito Beto Lunitti, a estrutura é o início do que está previsto em relação às vias principais contarem sinalização sincronizada. “Já teremos estes três primeiros semáforos operando de forma combinada, além dos que estão implantados na Rua Santos Dumont – esquinas com o Largo São Vicente de Paulo, Guarani e Nossa Senhora do Rocio – que também terão o mesmo sistema. Ainda vamos instalar em 2015 o Binário Leste/Oeste, constituído pelas Ruas XV de Novembro e Guarani”. Beto também lembrou que, com a sincronização, os veículos terão a oportunidade de trafegar sem interrupções. “Mantendo o limite de velocidade da via, passando por um destes pontos com o sinal verde, o cidadão irá circular com todos os outros abertos também”.
Pinturas e sinalização
Além do processo de semaforização sincronizada previsto para o Centro, a aquisição de equipamentos de sinalização está contemplada nos contratos já assinados. “Temos várias mudanças acontecendo no trânsito e elas dependem de investimentos em placas, pinturas de faixas e aplicação de sinais luminosos como taxões”. Fabiano ainda comentou que estes materiais passaram por um registro de preços e serão comprados conforme a necessidade do Deptrans. A SMST também adquiriu uma máquina para demarcação de faixas, com recursos do Fundo Municipal de Trânsito. “Com o equipamento temos uma economia significativa nos trabalhos de pintura de faixas e demarcação de vias”, concluiu o diretor.