Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Prefeitura entrega mais um CMEI; 70 crianças serão acolhidas na unidade

Durante a inauguração, o prefeito Beto Lunitti lembrou que além da reforma e construção de espaços, a Prefeitura já contratou aproximadamente 300 professores para a Educação

24/11/2014 - 17:43


Em um momento marcado por uma bela cerimônia que homenageou familiares e diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) de Toledo, a Prefeitura entregou, no sábado (22) o CMEI Otília Stédile, o 26º do município.  A estrutura educacional foi instalada no Jardim Europa e irá atender 70 crianças, reduzindo a fila de espera por vagas. O novo CMEI vai receber gradativamente os novos alunos. Na ocasião o prefeito Beto Lunitti reforçou os investimentos na educação realizados pelo Governo Municipal, que além da reforma de espaços, contratou aproximadamente 300 professores.

A obra foi abandonada pela construtora em 2012 e no início de 2013 a administração municipal iniciou o processo para continuidade do trabalho. Para tanto foi necessário respeitar todos os prazos contratuais com a antiga executora. Após, já no segundo semestre, foi iniciado o novo processo licitatório que apontou como vencedora a Construtora ARVD. Esta nova etapa custou aos cofres municipais R$ 246.611,63. “A primeira construtora havia apenas levantado as paredes e não deu continuidade à obra. Para entregarmos os trabalhos foi difícil porque poucas empresas se propuseram a participar da licitação devido a esta particularidade”, comentou a secretária de Educação, Tania Elisete de Grandi. Já na aquisição dos equipamentos, a Prefeitura investiu aproximadamente R$ 180 mil em recursos próprios.

Segundo Beto Lunitti, entregar um novo espaço para a Secretaria Municipal de Educação (SMED) é uma ação para o futuro. “É pensando nas próximas gerações. Atende a necessidade dos pais que precisam de um lugar para os seus filhos receberem os primeiros ensinamentos pedagógicos e de formação e, além disso, vai preparar cidadãos para o amanhã”. Beto ainda lembrou que muitas outras estruturas educacionais estão sendo melhoradas e citou os investimentos no CMEI Nono Giacomazzi, que foi ampliado, reformado, e será entregue na quinta-feira (04/12), às 8h30, além da construção de outros CMEI’s. “Temos as obras do novo CMEI da Vila Boa Esperança em andamento, em um imóvel amplo que adquirimos no início deste ano, e de outros Centros de Educação Infantil em fase de construção”.

Com a evolução dos estudos referentes à infância e com a Lei de Diretrizes e Base para a Educação, que define e educação infantil como a primeira etapa da educação básica, as instituições que ofertam esse nível de ensino em Toledo tem oferecido espaços ricos em estímulos, organizados de maneira a proporcionar desafios à criança, provocando-a para que busque novas alternativas a fim de vencer o desafio e dessa forma desenvolver-se. “Nossos CMEI’s não têm mais apenas a obrigação de cuidar da higiene e da alimentação destas crianças, uma vez que o ‘cuidar’ deve superar esta perspectiva. Buscamos o desenvolvimento nos diferentes aspectos – físico, social, cognitivo e afetivo – de forma equilibrada, valorizando-os em patamar de igualdade, promovendo assim o desenvolvimento integral da criança”, expôs a secretária Tania. No que se refere ao processo da construção do conhecimento, a criança utiliza-se das mais diferentes linguagens e por meio da curiosidade infantil busca desvelar o mundo através da interação com o meio e com as pessoas com as quais convive. “Neste ponto, só temos que enaltecer o trabalho da equipe que já está trabalhando aqui, capitaneada pela diretora deste CMEI, a Roseane Francescon Zotti, que irá tomar conta deste lugar e das crianças”. 

O evento contou com a participação de diversas autoridades entre elas o vereador Marcos Zanetti, vereadora Sueli Guerra e o deputado estadual Elton Welter. “Para mim, que sou aqui do bairro esta é mais um conquista importante. Queremos sempre ver os benefícios às pessoas que convivem conosco no dia a dia”, comentou Zanetti. Já Elton Welter elogiou o novo espaço. “É arejado e oferece todas as condições para atender bem as crianças que irão frequentar este espaço”, salientou.

Otília Stédile

A homenageada foi professora da Secretaria Municipal de Ensino e faleceu, devido a problemas de saúde, em agosto de 2011 aos 63 anos. A filha Isadora
Stédile Stalmann Schenberger lembrou que a mãe sempre foi uma referência para ela e para o seu irmão Willian Stédile Stalmann. “É justa esta homenagem, pois minha mãe sempre esteve à frente do seu tempo no que diz respeito ao seu trabalho como educadora. Nós nos sentimos honrados em poder eternizar o nome dela neste espaço”, disse. A mãe da educadora, Ema Stédile, acompanhada de irmãos e demais familiares, esteve presente na cerimônia.

Sua atuação como educadora, artista, mulher, mãe, filha, irmã e amiga, ajudou a abrir caminhos que as pessoas de bem e a própria instituição também devem percorrer, visando o crescimento cultural e humano de Toledo e região. Otília, vale ressaltar, é também patronesse da Cadeira nº 11 da ALT, que tem como fundadora a professora e poeta Edy das Graças Braun, declamadora da instituição e presidente do Clube da Poesia de Toledo.

Anuncio gene 2