Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Projeto arquitetônico do CAIC é aprovado e obras começam em 2015

 Com esta ação, o Governo Municipal poderá realizar o processo licitatório para começar as melhorias no local

25/11/2014 - 17:42


Com diversos problemas estruturais e atendendo as reivindicações da comunidade escolar, a Escola Municipal Vereador José Pedro Brum (CAIC), construída na década de 90, receberá obras de reforma, adequação e ampliação. Nesta terça-feira (25) o prefeito Beto Lunitti, juntamente com a secretária de Educação Tania Elisete de Grandi, conheceu e aprovou o projeto arquitetônico final. Com esta ação, o Governo Municipal poderá realizar o processo licitatório para começar as melhorias no local. Para as obras está previsto um investimento de R$ 2,8 milhões.

O CAIC, que atende aproximadamente 700 crianças de três a nove anos, sendo que dessas 30% são de período integral, sofre com problemas estruturais a mais dez anos. Entre as principais demandas da Escola estão à construção de novas salas, ampliação do refeitório e do auditório, e principalmente, a troca de todo o telhado. No último ano o Governo Municipal se sensibilizou com a situação da unidade escolar e incluiu a obra no orçamento do município para 2015.

Agora, o próximo passo é fazer o processo licitatório para contratação da empresa que realizará as intervenções no CAIC. A abertura do processo está prevista para o início de 2015. As reformas e construção serão divididas em partes, para que todo o trabalho seja realizado da melhor forma possível. A prioridade para as melhorias na escola é o telhado, já que ocorrem alagamentos em dias de chuva. “O prefeito [Beto Lunitti] estabeleceu uma metodologia para dar andamento para estes trabalhos em 2015. Agora, com o projeto, será licitada a execução. Evidentemente é uma obra que vem com um cronograma, vem com uma linha de trabalho, mas diante disso, o prefeito se discutiu com a área técnica para que um dos primeiros trabalhos seja a troca de telhado”, informou a secretária da pasta, Tania de Grandi.

O projeto foi discutido de forma participativa com a comunidade escolar e teve o envolvimento de todos. “Logo que assumi a administração, em uma ‘Agenda o Prefeito com a Comunidade’ (Programa de Governo), uma comissão de pais e professores veio retratar o estado caótico da estrutura do CAIC. Hoje recebemos o projeto, vamos fazer uma análise técnica de como proceder nesta ampliação e reforma, para que isso interfira o quanto menos na vida da escola”, contou o prefeito Beto Lunitti. O administrador ainda comentou que as ações que estão sendo tomadas nas melhorias são na perspectiva e no rumo de atendimento as demandas de toda a comunidade, e neste contexto uma das prioridades desta administração é o fortalecimento da educação no município.

Para a secretária de educação, realizar esta reforma representa melhorar as condições de estudo e convívio para alunos e servidores que lá estão. “Isso é um desejo da SMED, um desejo do prefeito Beto Lunitti, para que as condições, tanto dos alunos, quanto dos servidores que lá estão, e que vem sofrendo ao longo dos anos com as chuvas, possa ser finalmente, em 2015, sanado”, afirmou.

Ensino Integral

O projeto prevê toda revitalização do prédio, troca de telhado, projeto Previncêndio (normativas de segurança regulamentadas pelo Corpo de Bombeiros) e elétrico, além da ampliação da estrutura. Segundo Tania, com as intervenções a escola deverá aumentar o número de vagas para o ensino integral. “Essa é mais uma questão prevista no plano de governo da atual gestão e que deve atender a grande demanda da região”, comentou ao ressaltar a importância da obra. “Com isso pretendemos dar condições aos professores e alunos para que possa ser desenvolvido um trabalho cada vez melhor”.

Anuncio gene 2