Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Prefeitura reabre Restaurante Popular da Vila Boa Esperança após reforma

No local são servidas 400 refeições dia

25/11/2014 - 17:53


Foram 120 dias com os usuários sendo atendidos no Centro de Revitalização da Terceira Idade Doutor Wilson Carlos Kuhn (CERTI/Pioneiro). Durante este período o Restaurante Popular da Vila Boa Esperança passou por uma ampla reforma. Foram investidos aproximadamente R$ 51 mil em recursos próprios do município no espaço que ganhou pintura, teve um bufê novo instalado, melhorias no forro e reforma nas portas e janelas. No local são servidas 400 refeições dia. Desde 2007, quando foi construído, o espaço não havia passado por uma intervenção completa. Os trabalhos foram realizados pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (EMDUR).

Para uma das usuárias, Márcia Aparecida da Cruz Larroça, o local sempre ofereceu uma alimentação muito boa, porém, com a reforma, o espaço ficou mais bonito. “Venho com frequência, mas não todo dia. Sempre fomos muito bem atendidos e agora, com esta reforma, ficou parecendo um salão de festas”. O presidente da Associação de Moradores do bairro, Bernardino Reis, afirmou, em nome da comunidade, que todos estão felizes com o novo Restaurante Popular.

A beleza não foi o único motivo para a reforma. Segundo o diretor da Cozinha Social, Luiz Carlos Bazei, as condições de higiene e segurança alimentar foram preconizadas durante a intervenção. “Além de tornar o local mais agradável, nossa intenção, com a substituição do bufê e outras melhorias e dar todas as condições para as pessoas realizem suas refeições sem o risco de qualquer contaminação”. O local passou ainda por intervenções nas estruturas elétricas e hidráulicas.

Outra novidade é a separação, por muro, do terreno onde foi edificada a Capela Mortuária do bairro. “A separação era uma exigência da Vigilância Sanitária contemplada nesta reforma”. Bazei acrescentou que os trabalhos não param por aí. “Iniciamos pelo Jardim Coopagro e agora concluímos o da Vila Boa Esperança. Em 2015 passarão por reformas o São Francisco e o Jardim Europa, neste último contemplando uma ampliação”.

O prefeito Beto Lunitti esteve presente na reinauguração do RP da Vila Boa Esperança. Segundo ele, a segurança alimentar e nutricional é uma preocupação do Governo Municipal e estão sendo investidos muitos recursos para que esta política pública seja atendida. “Servimos mais de 14 mil refeições dia, entre os restaurantes e as merendas escolares. Tudo produzido e distribuído com muita eficiência pelos servidores municipais”. Beto ainda enalteceu a participação do Governo Federal, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é um parceiro importante neste contexto por dois motivos. O primeiro por contribuir financeiramente para que todos tenham uma alimentação saudável e o segundo por promover a compra destes alimentos da agricultura familiar, gerando renda no município”, concluiu.

Atualmente os cinco restaurantes populares de Toledo – Jardins Coopagro, São Francisco e Europa e Vilas Paulista e Boa Esperança – servem 2350 refeições/dia. Além disso, em um cálculo superficial, Luiz Bazei, informou que aproximadamente 100 almoços são destinados aos servidores que desempenham funções fora da sede do município. “São trabalhadores que muitas vezes estão em trabalhos no interior, na recuperação de vias ou outros trabalhos que tornaria inviável o retorno até a sede do município”, comentou.

Anuncio gene 2