1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Espaço urbano é transformado em Praça do Avião

O espaço existente ente as ruas José João Muraro e Cerro Largo, no Jardim Porto Alegre, ganhou novo aspecto, com calçada, bancos e a carcaça de um avião cedido pela Força Aérea Brasileira, de Lagoa Santa/Minas Gerais. O avião U-42, da FAB, era utilizado para voos de reconhecimento e foi cedido gratuitamente ao município. O espaço, que presta uma homenagem a Manoel Raymundo “Cacá” de Carvalho, foi entregue na última segunda-feira (11), em um ato com a presença de autoridades, integrantes do Exército e da Força Aérea Brasileira, familiares do homenageado e estudantes de escolas próximas.

12/04/2011 - 15:35


Bastante emocionada, ao lado da filha e do enteado Marco Antônio, além da cunhada, Lícia Margarida Carvalho, de 85 anos de idade, entre outros familiares, Inês de Carvalho, agradeceu a homenagem. “Esta homenagem foi uma grande surpresa, recebo-a muito emocionada, mas tenho certeza que o Cacá, onde ele estiver, está sorrindo para a gente”, comentou ela, destacando que a aviação era uma das grandes paixões do seu marido. Carvalho, que veio a Toledo em 1983, depois de aposentar como funcionário da Volkswagen, auxiliou na homologação do aeroporto municipal, implantação de iluminação noturna e rádio farol, sendo responsável pela vinda da Rio Sul Linhas Aéreas, com dois vôos regulares diários com destino a Curitiba e São Paulo.
“O Cacá adorava Toledo e esta homenagem é muito merecida pelo amor e dedicação a esta cidade”, comenta Lícia Margarida, irmã de Carvalho. Ela afirmou que estava muito feliz e emocionada pela homenagem e também pela coincidência de estar em Toledo neste período, tendo assim a oportunidade de participar da cerimônia, ao lado dos demais familiares que residem em Toledo. Carvalho, que faleceu em 18 de junho do ano passado, aos 77 anos, veio a Toledo em 1983. Mesmo aposentado, continuou na ativa, atuando em revenda de automóveis, como chefe de gabinete, assessor de comunicação social, gerente de uma emissora de rádio e colunista social.
Integrou o Rotary Clube Aliança e presidiu o extinto Clube do Comércio. Aproveitando os seus contatos com o Rio de Janeiro, ajudou a divulgar a festa do porco no rolete, levando um grupo de toledanos a Marques do Sapucaí para participar do carnaval.
O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, reconheceu o trabalho de Carvalho na homologação do aeroporto municipal e na viabilização de linhas aéreas regulares para Toledo. Como secretário do ex-prefeito Luiz Alberto de Araújo, Schiavinato acompanhou Carvalho, então chefe de gabinete, em vários contatos em Porto Alegre e no Rio de Janeiro para viabilizar a homologação do aeroporto municipal e a implantação de linhas aéreas da Rio Sul. Para ele, não havia homenagem mais oportuna que esta para reconhecer a importância do trabalho e dedicação dele ao município, aliando também a paixão que tinha pela aviação.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29