Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Enquanto a frota geral cresce 32%, motocicletas e motonetas aumentam 117% em cinco anos em Toledo

Os números apontam que as pessoas continuam optando pelo transporte individual

28/11/2014 - 17:44


De acordo com os dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), divulgados nesta sexta-feira (28) a frota de veículos no município de Toledo cresceu nos últimos cinco anos 32,8%. Já as motocicletas e motonetas foram os veículos que mais cresceram mais de 117%, no mesmo período. Considerando a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Toledo, de 130 mil habitantes, o dado do Detran aponta 1,49 veículos por habitante, ou ainda, 2,7 veículos por núcleos familiar de quatro pessoas. O crescimento da frota no município acompanhou todo o interior do Estado, que aumentou em média 44% nos últimos cinco anos. Os números apontam que as pessoas continuam optando pelo transporte individual.

A frota total em 2010 era de 65.864 veículos, Destes, 34.288 eram automóveis, 2.533 caminhões, 4.205 caminhonete, 12.735 motocicletas e motonetas, os demais registros referem-se a outros tipos de veículos. Em 2014 o registro saltou para 87.463 veículos, destes, 46.562 eram automóveis, 3.131 caminhões, 4.205 caminhonetes, 12.735 motos e mononetas, os demais registros referem-se a outros veículos.

Entre outubro de 2013 e outubro de 2014 a frota cresceu 5,55%. Se este percentual repetir-se anualmente nos próximos cinco anos, em 2019 Toledo poderá ter 120.606 veículos circulando nas vias do município.

O aumento da frota é um desafio para os municípios para garantir a trafegabilidade dos seus usuários. Tendo conhecimento deste aumento, a Secretaria de Segurança e Trânsito tem investido, no decorrer do ano, em diversas melhorias nas vias e sinalização. Algumas ruas que sofreram alteração para melhorar o fluxo foram a Almirante Barroso, Piratini, Rui Barbosa, São Pedro e o cruzamento da Parigot de Souza. “Nós já temos alguns projetos para a melhoria de outras vias para executar no ano que vem. Sempre pensando melhorar ainda mais o trânsito para a população do município”, contou o diretor do departamento de Trânsito e Rodoviário, Fabiano Faria. Além da melhoria nas vias, ainda foram feitas alterações na sinalização de alguns pontos críticos no município, visando melhorar a fluidez do trânsito.

Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Leoclides Bisognin, todas as alterações promovidas no trânsito do município foram pensadas neste aumento da frota em Toledo. “Nós fizemos esta grande intervenção nas vias do município e também a melhoria na sinalização para que o fluxo dos veículos melhorasse e se tornasse melhor de andar, tanto para os motoristas, quanto para os pedestres”, comentou.

Transporte Coletivo

Outro desafio a ser enfrentado pelos municípios com o aumento da frota é a sensibilização da população para uso do transporte coletivo. Segundo o secretário de Segurança e Trânsito a administração tem buscado alternativas junto à empresa concessionária para que o transporte coletivo seja mais atrativo. “Já estamos vendo com a empresa responsável algumas possíveis melhorias para que aumente o número de adeptos ao transporte público, para que as pessoas deixem os carros em casa”, explanou Bisognin.

Com a renovação da concessão do transporte coletivo foi acordado uma linha circular na região central. No entanto, após experiência a empresa retirou a mesma pelo fato da população não ter aderido a nova linha, tornando-a inviável.

O encarregado de tráfego da Viação Sorriso de Toledo, Aurélio Meira, informou que a empresa já está realizando estudos para incluir mais horários de ônibus nos momentos de “pico”, além da possibilidade de estender rotas. “Estamos fazendo um mapeamento de todo o município para que ninguém deixe de ser atendido. Pretendemos incluir mais ônibus nos horários mais movimentados, além de circular em mais ruas, onde hoje não passa o transporte”, contou. Meira ressalta que todos os bairros hoje são atendidos.

O aumento da frota do transporte coletivo não sofreu alteração nos últimos cinco anos. De acordo com o encarregado de tráfego da Viação Sorriso de Toledo, a frota é composta por 41 carros.

A usuária do transporte coletivo moradora do Jardim Europa, Joana Oliveira da Cruz, opinou que o que leva as pessoas preferirem usar motos ou bicicleta é a qualidade do serviço de transporte. “Acho que as pessoas escolhem as motos, ou bicicletas porque o ônibus é muito lotado nos horários de pico. Vem muita gente em pé. A passagem também é cara e às vezes os ônibus estão muito sujos”. Joana resalta que houve melhora nos horários. “Durante a semana os horários são mais respeitados, melhorou! Agora, no sábado, a gente ainda espera muito”.

Considerando as condições econômicas favoráveis e a estatística do Detran comprova que o aumento no número de motonetas e motocicletas cresceram mais do que três vezes a média geral dos veículos nos últimos cinco anos. Enquanto 2010, o município de Toledo tinha 12.735 motos e motonetas em 2014 os registros destes tipos de veículos saltaram para 27.702, o que representa um crescimento superior a 117%.

Anuncio gene 2