Azul é a cor mais importante. É que no último mês foi celebrado o Novembro Azul: uma campanha com o objetivo de conscientizar o homem sobre a importância do cuidado com a saúde, em especial sobre os riscos do câncer de próstata. Em Toledo diversas ações foram realizadas, sendo a última uma mobilização no sábado (29) promovida pelo Centro Hospitalar do Oeste (HCO), Associação Beneficente Costa Oeste (ACO) e Clínica Plena, em parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias de Esportes e Lazer e Saúde, além de outras entidades e instituições.
Entre as atividades realizadas esteve aferição de pressão arterial, exames de glicemia, educação em saúde, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e consultas urológicas. Segundo a responsável pela organização, Maria Patiño Cruzatti, a ação teve o objetivo de incentivar os homens a cuidar da saúde. “Um a cada seis homens desenvolve o câncer de próstata. Por isso buscamos criar um projeto que oferecesse atendimentos aos homens. Está é a segunda edição que realizamos do novembro Azul. Nossa intenção é conscientizá-los sobre a necessidade de cuidar da saúde, e para isso é necessário que toda a sociedade se mobilize para vencer o preconceito”.
O prefeito Beto Lunitti participou da ação. Na ocasião ele aferiu a pressão, fez teste de glicemia e cálculo do IMC. Conforme o prefeito, a mobilização vem ao encontro da proposta do Governo Municipal. “Nosso foco é na saúde preventiva e ações como está provocam o que queremos: conscientização sobre a importância do cuidado. Desde que assumimos, no início de 2013, já ampliamos a cobertura assistência em Saúde de 47% para 78%, sendo que 80% dos casos contam com resolutividade na própria Unidade Básica de Saúde (UBS)”, afirmou ele.
Centenas de homens foram beneficiados na ação. Nivaldo Batista aprovou a iniciativa. “Isso é muito bom, porque incentiva as pessoas a fazerem exames. Sempre que posso venho. Hoje, por exemplo, fiz tudo e está tudo bem, posso ir embora tranquilo”. Quem também se tranquilizou sobre a saúde foi Ari Antonio Ludwig. “Já participei no ano passado da Campanha do Novembro Azul. Acho muito válido, afinal, já fiz a consulta e está tudo certo”, comentou.
Os participantes puderam ainda, saber mais sobre o projeto de plantas medicinais e fitoterápicos da secretaria de Saúde de Toledo, e ainda, levar mudas de plantas para casa. Orientações de Saúde também foram repassadas por meio dos estudantes do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Dario Vellozo e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Além disso, foram ofertadas diversas outras atividades e benefícios gratuitos durante a ação, em frente ao HCO.