A Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) ofereceu durante 2014, para os jovens do município, 14 cursos de profissionalização e capacitação. Foram mais de 105 jovens formados somente neste ano. Os adolescentes de 13 a 18 anos, que fazem parte do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) I, Florir Toledo e Projovem puderam durante o ano aprimorar seus conhecimentos nas mais diversas áreas nos cursos oferecidos pela SMAS.
Os cursos oferecidos foram Informática Básica I e II; Informática Avançada; Grafitagem; Bijouterias; Decoupage em Madeira; Práticas de Garçom; Práticas de Jardinagem; Canto/Coral; Técnica em Pintura; Escultura/Argila; Teatro; Dança; e Técnica Vocal / Canto-Coral. Os cursos duravam de sete a 36 dias, com variada carga horária. “Os jovens podiam, no contra turno, aprender uma atividade diferente e que servirá para eles no futuro”, comentou a coordenadora de Qualificação Profissional e Geração de Renda da SMAS, Eni Teresinha Alves da Hora.
Além disso, a coordenadora ainda informou que para o ano que vem a pasta já está fazendo as licitações e encaminhamentos necessários para que os cursos sejam novamente oferecidos para os jovens. “Sem contar que é tudo gratuito, os jovens não pagam por nada para fazer o curso”. A ideia ainda é trazer novos cursos. “Até o dia dois de janeiro de 2015 queremos novamente oferecer os novos cursos para os adolescentes do CREAS, Florir Toledo e Projovem”, disse Eni.