Melhorar a qualidade do ensino. Com esta meta, a Prefeitura de Toledo entregou, nesta terça-feira (02), a ampliação da Escola Municipal Walmir Grande. A unidade escolar oferece ensino fundamental para crianças do Jardim Panorama II e região. Foram construídas oito novas salas, refeitório, biblioteca, sala de projetos, planejamento e informática, além da aquisição de equipamentos e mobiliários. No total foram investidos R$ 713.699,06 em melhorias na instituição. A cerimônia de reinauguração contou com a presença da filha do cartorário Walmir Grande que deu nome a escola, Deisy Márcia Grande e autoridades do executivo e legislativo municipal, além de representantes da comunidade escolar.
A Escola Municipal Walmir Grande foi inaugurada em 2012 oferecendo aulas apenas no período matutino. No ano seguinte, em 2013, a unidade escolar já começou a oferecer aulas nos dois turnos, atendendo aproximadamente 200 crianças. Agora, com a ampliação, já se prevê o retorno de alunos que estudavam em outras regiões do município. “É por isso que a comunidade recebe esta obra com tanta alegria”, afirmou o vereador e líder do Governo na Câmara Municipal, Ademar Dorfschmidt. Segundo o parlamentar, os investimentos trarão tranquilidade para os pais e segurança para os filhos. Além disso, Ademar destacou as diversas ações que estão acontecendo no bairro. “Os moradores já conquistaram uma unidade básica de saúde, a ampliação da escola, asfaltamento das vias – ação definida com a comunidade no mês de novembro – e a reurbanização da Rua Carlos Sbaraini. A vereadora Sueli Guerra reforçou a sensibilidade da atual gestão em atender os anseios das comunidades. “Vê a necessidade e realiza obras para melhorar as condições de todos”.
Presente na cerimônia, o vice-prefeito Adelar ‘Pelanka’ Hoslbach agradeceu ao empenho dos professores na educação dos jovens. Conforme Pelanka, o trabalho de transformar os filhos e filhas em cidadãos e cidadãs de bem, de caráter, é feito com maestria pelos profissionais. Pelanka aproveitou para pedir para as crianças que conheçam a história de Walmir Grande, cartorário que deu nome a escola. “Quando alguém é lembrado e os familiares aceitam emprestar o seu nome para um próprio público, é porque esta pessoa, em vida, desempenhou um papel importante para toda a sociedade”.
A diretora da unidade, Elisangela Batista, disse que as conquistas [ampliação e mobiliários] são fruto do trabalho de um grupo que envolve pais e equipe da escola. “Nossa dificuldade era com espaço. Agora, nossa preocupação é somente a pedagógica, já que a estrutura alcançada após a ampliação atende todas as necessidades da comunidade escolar”, comentou. Para a secretária de Educação, Tania de Grandi, os repasses alocados na formação das crianças alegram a todos. “E esta motivação, esta alegria move a educação. Apesar de trabalharmos com a racionalidade, educação se faz com o coração”. Tania ainda completou que o momento é de felicidade já que, atendendo aos pedidos da comunidade e também da equipe pedagógica da escola, a atual diretora, Elisangela Batista, continuará a frente da Walmir Grande. “Lutadora, guerreira e grande profissional. Com estes adjetivos não nos surpreende que todos optem para que ela de sequência ao seu trabalho”.
Beto Lunitti destacou que, atendendo a solicitação de todos, irá assinar a portaria de nomeação da diretora para mais um período. Sobre a formação dos alunos, Beto disse que a educação é um meio privilegiado para, a partir da transmissão dos conhecimentos, diminuírem as desigualdades de qualquer natureza. “A escola é o local onde podemos iniciar as transformações que irão gerar uma sociedade mais justa e digna”. Beto ressaltou ainda que o Governo prima por Educação, Saúde, Assistência Social e Esportes e Lazer. “São sobre estes pilares que estamos desenvolvendo o nosso trabalho”. Beto expôs que os investimentos em reformas e ampliações de escolas, somam-se a inauguração de novos espaços. “Estamos entregando novos centros municipais de educação infantil, reformando outros, ampliando e melhorando as condições físicas de escolas, muitas delas há muitos anos sem investimentos”, concluiu.
Comunidade aprova investimentos
O secretário da Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola, Joel da Silva, pai do estudante Pedro Henrique, de seis anos, afirmou que muitas crianças da região se deslocavam para outros bairros para conseguir estudar. Segundo ele, algumas iam para locais mais próximos, outras para escolas mais distantes, gerando preocupação para os pais e responsáveis. “Eram deslocamentos de ônibus e sempre ficávamos apreensivos porque não estavam sob nossos cuidados neste trajeto”. Joel ainda disse que muitas vezes é preciso a participação de todos para alcançar os objetivos. “Todos nós temos direitos, mas é preciso também que cumpramos nossos deveres. Aqui temos uma APM atuante, que correu atrás, que junto com a direção entendeu a demanda e buscou conscientizar o prefeito [Beto Lunitti] que acolheu nossos pedidos e hoje vemos esta obra concluída”, comentou.
Joel falou também que a meta agora é buscar junto aos órgãos competentes a construção de uma quadra poliesportiva. “O prefeito já se posicionou favorável a esta demanda, mas devido aos investimentos realizados agora – mais de 700 mil reais – esta solicitação deverá ser atendida apenas em 2016. Entendemos este posicionamento e que o município tem várias demandas e iremos aguardar já que até hoje sempre fomos atendidos pela Administração Municipal”.
Homenagem aos trabalhadores
Três pedreiros da Construtora Cidade Bela, responsável pela obra, foram homenageados pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). Eles, durante o periodo da construção, estiveram mais próximos dos pequenos estudantes, e receberam das mãos dos alunos uma carta com os dizeres: “É com imensa satisfação e orgulho que prestamos nossos agradecimentos pelo empenho e trabalho. Agradecemos pelo profissionalismo, parceria e sucesso desta grande empreitada”.