Um momento de festa, respeito e compromisso. Assim foi a formatura dos quase 900 alunos dos 5º anos da rede municipal de educação de Toledo que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Na ocasião estiveram presentes alunos de 19 escolas que acolheram o Programa no segundo semestre de 2014. A ação aconteceu no Teatro Municipal nesta segunda-feira (02) e contou com a presença dos pais dos alunos e autoridades.
Os três instrutores, Policiais Militares de Toledo, foram aclamados pelas crianças. A admiração pelos policiais Bresolin, Marques e Marcante demonstraram que as instruções e ensinamentos proporcionados durante o programa, serão lembrados pelo resto da vida. “Estou desde 2002 nesse programa e a formatura é o momento em que concretizamos o trabalho, que tem por objetivo, incentivar a prevenção e ensinar as crianças de forma lúdica, para dizer não educadamente ás drogas e a violência”, comentou o PM Bresolin.
Segundo o Comandante do Pelotão da Patrulha Escolar Comunitária, o Subtenente João Maria Santos, para a PM é motivo de festa a participação da formatura do programa que demonstra o papel preventivo da Polícia Militar. “A sociedade e as coisas mudam através do conhecimento. Então as crianças, tendo esse conhecimento, estarão preparadas, e ter na consciência, para que quando alguém oferecer alguma droga saber dizer não e saber porquê dizer o não”.
A motivação que as crianças chegaram ao Teatro e participaram da cerimônia foi destacada pela secretária de Educação Tania de Grandi. “Esse é um dos programas mais importantes e relevantes no enfrentamento contra as drogas e a violência. E o que permanece é o ensinamento, pois podemos contar com a participação efetiva dos pais”.
Tania também comentou que os resultados obtidos também são resultantes pelo empenho e motivação diante dos princípios do Proerd. “Apesar de não termos números concretos, sabemos que esse programa ajuda os nossos alunos a refletir sobre essas questões. Sabemos também, que eles e até mesmo a família, se mantém distantes dessas situações, conforme os ensinamentos chegam nas casas”, afirmou.
Para a professora do 5º ano da escola Miguel Deves, Dirce Kunzel, o Proerd traz para a escola aquilo que hoje é problema na sociedade e trata esse assunto de forma aberta e clara, orientando as crianças qual a melhor forma de agir diante de situações de violência e drogas. “Ensinando como dizer não, como se defender, sempre de forma educada e sem constrangimentos. Isso faz a diferença na vida das pessoas pois hoje a educação é a única coisa que faz a diferença. A sociedade só vai mudanças quando se focar na educação”, ressaltou.
Com os alunos formados nessa segunda-feira (02), desde 2002 em Toledo já passaram pelo Proerd 16.966 alunos.