Tudo acontece apenas se atender a vontade da comunidade. É assim que se realizam as ações do Governo Municipal. Os moradores do distrito de Novo Sarandi participaram de uma audiência pública, organizada pela Secretaria do Planejamento Estratégico nesta segunda-feira (01), para apreciar a transformação de uma zona rural para área urbana com o objetivo de instalar indústrias e serviços. Mais de 60 membros da comunidade participaram da discussão.
O secretário de Planejamento Estratégico, Jadyr Claudio Donin, fez a abertura e explicou porque estava acontecendo o motivo do encontro e ressaltou a importância da participação da comunidade na tomada de decisões. Também informou que neste momento está sendo revisto o Plano Diretor e no próximo ano a comunidade será consultada especificamente para essa revisão. Segundo o diretor de Planejamento Urbano, Gilberto Shmulek, a discussão durante a audiência foi muito rica. “O debate foi bem participativo e com qualidade. Além disso os moradores sentiram-se felizes e importantes por serem consultados”, contou Gilberto.
Surgiram diversos questionamentos da comunidade sobre a instalação das indústrias de pescado na região. Os moradores de Novo Sarandi queriam saber se a indústria iria cumprir todos os requisitos legais, se não iriam gerar problemas ambientais, entre outros questionamentos. Segundo Gilberto, como foi necessário passar por todos os órgãos públicos competentes, a comunidade ficou mais tranquila.
Após todas as dúvidas serem sanadas, os participantes aprovaram que uma zona rural do distrito se transforme em área urbana para a instalação de indústrias e serviços. Dos presentes, 54 foram favoráveis a proposta, houve algumas abstenções e nenhum voto contrário. “Nós recebemos vários elogios. Os moradores agradeceram pelo fato da Prefeitura lembrar daquela região para fazer os investimentos. Nós deixamos claro que se a comunidade não quer, a indústria não vêm. O que prevalece é a vontade da comunidade”, reforçou.
Aquisição de área
Na segunda-feira (24 de novembro) os antigos proprietários do imóvel adquirido pelo Governo Municipal para abrigar a área industrial do distrito de Novo Sarandi assinaram os recibos dos empenhos dando quitação da área em favor do município. O ato aconteceu durante uma reunião da Associação Comercial e Empresarial de Novo Sarandi (Acinosa) que contou com a presença do prefeito Beto Lunitti.
Em 11 de agosto de 2014 foi publicado o Decreto nº 422, declarando a área de utilidade pública, para fins de desapropriação, se tornaram áreas destinadas à implementação de políticas de incentivo à industrialização do município. A área foi adquirida pela Prefeitura após diversas rodadas de negociação. O acordo foi fechado com o ex-proprietário, Laércio Conte. Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 940 mil para aquisição.