Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Consultor da Agência Francesa vem à Toledo conhecer projeto de Biogás

Depois de se reunir individualmente com todos os envolvidos, o consultor da Agência Francesa, fará um encontro coletivo para apresentar a visão que teve dos encontros, e dar algumas sugestões sobre o Biogás

03/12/2014 - 17:23


Para conhecer melhor o projeto de Biogás que será implantado em Toledo, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), uma das financiadoras, enviou até o município um consultor. Nesta quarta-feira (03) ele, juntamente com o prefeito Beto Lunitti e os secretários de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, se reuniram para esclarecer dúvidas com relação à implantação do Biogás.

O consultor da Agência Francesa, Gaël Carayon, se encontrou ainda na quarta-feira (03) com representantes da Emater. Na quinta-feira (04) o consultor tem encontro marcado com representantes da Companhia Paranaense de Gás (Compagás), além do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Carayon já se encontrou com 24 dos 39 produtores de Lajeado Grande que implantarão os digestores nas propriedades e com representantes da Primato Cooperativa Agroindustrial.

Depois de se reunir individualmente com todos os envolvidos, o consultor da Agência Francesa, fará um encontro coletivo para apresentar a visão que teve dos encontros, e dar algumas sugestões sobre o Biogás. Carayon comentou estar animado com o projeto e torce para que dê certo. “É um projeto interessante e que poderia produzir uma quantidade de energia realmente considerável, e para o qual muitas pessoas estão motivadas, há muitos parceiros interessados. Eu espero que aconteça”, afirmou.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza, o consultor veio até Toledo para conhecer o projeto e entender como irá funcionar na prática, e qual é a visão de cada um dos envolvidos. “Eles estão tomando conhecimento de como é o estabelecimento das parcerias, e como cada um dos atores vão participar. É necessário que este consultor tenha consciência daquilo que vai acontecer na prática para que quando for implantado, possa ser feito acompanhamento já com o entendimento de como vai acontecer”, disse.

No projeto geral estão previstos investimentos na ordem de 20 €$ milhões (vinte milhões de euros). Destes 9.463 €$ milhões serão financiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Anuncio gene 2