Um meio de transporte econômico e prático, as motocicletas estão cada vez mais presentes nas ruas do município. Segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), divulgados na última sexta-feira (28), o número de motocicletas em Toledo aumentou 117% nos últimos cinco anos. Somente em 2014, a frota de motocicletas no município é de 12.735. Com o crescimento da frota, os motoristas devem ficar mais atentos. O número de acidentes envolvendo motocicletas em 2014 chega a 583.
Entre todos os meios de transporte, o maior índice de acidentes envolvendo motocicletas é com automóveis, chegando a uma média de 30 acidentes mensais somente neste ano. Logo atrás vem a colisão entre motos, que somam 57 acidentes. Colisões mais graves, como em caminhões e ônibus chegam a 22. Para completar os números, há ainda as quedas de motociclistas, que chegam a uma média de 10 por mês.
Para o diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário de Toledo, Fabiano de Paula Leite Faria, a explicação para o número de acidentes elevados ainda é a imprudência dos motoristas. “Os acidentes envolvem diversos fatores, porém a imprudência e falta de preparo de alguns motoristas acaba contribuindo para que o número de acidentes aumente”, comentou. Além disso, o diretor ainda contou que as diversas campanhas que têm sido realizadas no município de educação no trânsito, tem surtido efeito. “Se comparado aos anos anteriores, o número de acidentes diminuiu, apesar de a frota ter aumentado e o espaço público ter continuado o mesmo”, disse. Segundo Faria o intuito das campanhas é orientar os motoristas, prevenindo acidentes.