Com o intuito de aumentar o desempenho de crianças, a Secretaria de Educação e Universidade Estadual Oeste do Paraná (Unioeste), através do curso de Filosofia, montaram uma parceria. O projeto ‘Filosofia para Crianças com Altas Habilidades e Superdotação (AH/S)’ reuniu, nesta quinta-feira (04), 15 crianças da rede municipal de ensino na instituição, para realização de diversas atividades. As brincadeiras desenvolvidas foram todas pensadas para aumentar a capacidade de raciocínio das crianças, além de proporcionar maior interação entre elas. Além disso, ainda foi produzido um livro com informações do programa e participação dos alunos.
No município de Toledo são 108 crianças identificadas como superdotadas. Há uma formação para os professores psicopedagogos identificarem, dentro da escola e salas de aula, os estudantes com altas habilidades. Depois deste processo, as crianças fazem um teste para conhecer qual é a superdotação dela. “Temos crianças que são melhores na parte do raciocínio lógico e matemático, outras na língua portuguesa e oralidade, na resolução de problemas, na parte inventiva produtiva, nas artes, na música, no esporte, e essas crianças precisam de um lugar”, comentou a coordenadora de Altas Habilidades da SMED, Selete Maria Schmidt. Depois de identificada a habilidade, a criança é encaminhada para projetos específicos para potencializar este talento.
Para trabalhar com as crianças estavam duas psicopedagogas da SMED, três estagiários do curso de Filosofia da Unioeste e as duas responsáveis pelo programa. Para a professora do curso de Filosofia, e uma das responsáveis, Michelle Silvestre Cabral, com a atividade tanto as crianças quanto os acadêmicos de Filosofia ganham. “Os acadêmicos têm a oportunidade de estar vivenciando o ensino de filosofia, uma área um pouco restrita ainda, trabalhar filosofia com crianças. Outro aspecto é a proximidade com a comunidade que a gente consegue realizar através dos projetos”, afirmou. Além disso, Michelle ainda comentou que o objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento do pensar das crianças.