Mostrar para a comunidade os trabalhos desenvolvidos nas 14 unidades governamentais que executam serviços socioassistenciais de Proteção Social Básica e Especial. Com este objetivo, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) realizou o ‘Espetáculo de Encerramento das Atividades de 2014’. O evento reuniu usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e familiares, bem como servidores municipais da SMAS e comunidade em geral. A atividade aconteceu no Teatro Municipal na quinta-feira (04).
Durante a abertura do evento, o prefeito Beto Lunitti lembrou todos os avanços da Assistência Social no município, que hoje tem uma política assistencial alinhada com o que é preconizado pelo SUAS. “A assistência social é um direito do cidadão e isso foi deixado bem claro durante estes dois últimos anos de gestão. A equipe da Secretaria [Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS)], capitaneada pela secretária Ineiva Kreutz Louzada, promoveu ações que demonstram isso”.
Beto afirmou que atualmente todos têm o direito de acessar programas de formação, bem como os equipamentos que promovem o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Sobre a profissionalização, os números apontam que 410 pessoas receberam uma qualificação por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Não praticamos o assistencialismo de forma a suprir a necessidade imediata dos munícipes. Vamos além. Estamos promovendo uma política que melhore a condição e permita que a pessoa não se torne uma dependente do Governo e que possa caminhar com suas próprias forças”, disse o prefeito. Além disso, no hall do Teatro, foram expostos trabalhos de artesanato, como pinturas em tela e em tecido, bordados, crochê, patch work, peças de argila e decoupage, todos produzidos em cursos promovidos pela SMAS.
Todo o trabalho realizado em Toledo obteve reconhecimento com dois prêmios. O município está entre os 50 melhores na gestão da Assistência Social. O prêmio ‘Responsabilidade Social’ será entregue à secretária Ineiva Louzada durante o 7° Congresso Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, que acontece de 07 a 10 de dezembro na Bahia. Já o ‘Vivência Social 2014’ foi recebido durante o 3º Fórum Nacional Sustentável de Secretarias de Assistência Social, realizado em Santa Catarina. Segundo a organização do evento, o prêmio é um reconhecimento nacional pelo trabalho e a participação na promoção de ações com ênfase na proteção à criança e o adolescente. A valorização da pessoa idosa e a realização de cursos sustentáveis que aumenta a autoestima como também proporcionam a geração de renda às famílias menos favorecidas. “Orgullhem-se toledanos, entre os 5.570 municípios brasileiros fomos premiados em duas ocasiões pelo trabalho realizado pela equipe da SMAS”, conclamou o prefeito.
Na ocasião, Beto Lunitti também assinou a autorização para abertura de processo licitatório para reforma e ampliação da Casa Abrigo Para Adolescentes. “Estes jovens que estão sendo acolhidos pelo poder público tem todo o direito de serem abrigados em um local que ofereça todas as condições”. Os investimentos serão de R$ 373.413,78.
Apresentações
Logo na chegada, os participantes e expectadores eram recepcionados pelo Papai e Mamãe Noel e artistas circenses da Unidade Social São Francisco. Para aumentar ainda mais o clima de Natal e de confraternização, o Centro de Revitalização da Terceira Idade Doutor Wilson Carlos Kuhn (Certi/Pioneiro) montou um presépio vivo com os idosos que frequentam as atividades da unidade. No hall ainda estava expostos ainda, trabalhos de artesanato, como pinturas em tela e em tecido, bordados, crochê, patch work, peças de argila e decoupage. Uma pequena amostra do que os usuários do SUAS produzem em cursos oferecidos pela SMAS.
No palco, outras apresentações aconteceram. A primeira delas preparada pelos jovens do Espaço Vida/Florir Toledo que integra os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Foram realizadas duas performances. Uma de canto coral e outra envolvendo jovens que interpretaram a canção ‘Have You Ever Seen The Rain’, do grupo Creedence Clearwater Revival, utilizando cajon, violão e saxofone, acompanhados por um instrutor do Projeto. Um momento que arrancou aplausos da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Maria Inês Borges Mânica. Na sequência veio a apresentação do Coral do Centro de Revitalização da Terceira Idade Doutor Ernesto Dallóglio (CERTI/Coopagro).
Após o Coral do CERTI, os presentes puderam acompanhar a peça de flauta realizada pelo Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente (NACA), que atende 50 cinquenta crianças e adolescentes. O NACA também promoveu uma roda de capoeira. A Unidade Social São Francisco, que atende180 crianças e adolescentes, mostrou um espetáculo de circo, com alunos participantes do Projeto de Arte Circense. A peça teatral ‘Eu Tenho Direitos’, interpretada pelos jovens do Projovem Adolescente do Centro de Referência em Assistência Social da Vila Pioneiro (CRAS – I).
Os presentes também puderam acompanhar o curtametragem ‘Que Sonhos Foram os Meus’, produzido por servidores da SMAS e inscrito no 1° Curta Toledo – Festival de Curta Metragem, que aconteceu entre 19 e 26 de outubro de 2014. Ao final ainda houve uma canção executada pelos servidores e o sorteio de brindes para todos que acompanharam o evento.
Momento de despedida
O evento, além de expor todas as conquistas dos usuários do SUAS, também foi marcado por uma despedida. Durante a cerimônia, a secretária Ineiva Kreutz Louzada anunciou sua decisão em se desligar da SMAS. Segundo ela, alguns projetos pessoais e as atividades impedem que ela continue à frente dos trabalhos. “Foram momentos enriquecedores os que eu vivi nestes dois, por ter uma equipe de profissionais dedicados e que vivenciaram, de forma intensa, as lutas para que tivéssemos uma reestruturação dos serviços de assistência social no município reconhecido nacionalmente”.
Beto realizou um agradecimento especial a secretária e disse que Ineiva foi a pessoa que o mostrou que a assistência social vai além do que simplesmente ‘socorrer’ o cidadão em um momento de necessidade. “Aprendi que a assistência é um direito e os cidadãos têm que acessar os serviços com qualidade”. Beto desejou sorte a Ineiva na sua nova empreitada.