Com o intuito de incentivar ainda mais o esporte no município de Toledo, a secretária de Esportes e Lazer (SMEL), Marli Gonçalves Costa, esteve na última semana (03 a 05) na cidade de São Paulo participando de um workshop sobre o Centro de Iniciações ao Esporte (CIE), que será implantado em Toledo. Em 2013, o município foi um dos contemplados para receber o centro. O local escolhido pela Administração Municipal para implantação do novo espaço é no Jardim São Francisco. Serão investidos R$ 4,7 milhões, recursos do Governo Federal, e ainda será feito um repasse da Prefeitura e da SMEL de R$ 320 mil.
O workshop tratou sobre Gestão dos Centros de Iniciação Esportiva, mostrando a forma de utilização e gestão do espaço. A escolha do espaço no Jardim São Francisco foi devido à pretensão de levar o esporte para os bairros e locais mais carentes do município, que precisam de atividade física, explicou a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa. Além disso, a intenção é que as crianças e adolescentes que residem naquela localidade tenham a oportunidade de praticar esportes em espaços de qualidade.
O município de Toledo foi contemplado com o módulo II, que abrange um ginásio de esportes, mais uma quadra externa. Além disso, Marli ainda comentou que a intenção ainda é construir uma pista de skate, para os praticantes da modalidade. “Fizemos opções por modalidades esportivas que atendam aquela comunidade, então, Toledo incluiu, além das modalidades de quadra, atividades com grupos de risco, de luta e trabalho com idosos”, contou. A secretária ainda comentou que todas as pessoas que praticarem esportes físicos naquele espaço, terão o acompanhamento de um professor da SMEL. “Isso vai representar, sem dúvida nenhuma, um grande avanço naquela comunidade, principalmente em relação à educação, à formação de caráter dessas crianças e adolescentes”, contou.
A previsão do começo das obras é para o início de 2015. O município está com toda a documentação necessária em dia, e o projeto já está sendo avaliado na Caixa Econômica Federal. “Após aprovado na Caixa, o projeto vai para licitação. A intenção de início das obras é para fevereiro de 2015, sendo que existe uma previsão de 180 dias para a construção de todo o espaço. Então esperamos que até setembro o ginásio já esteja pronto para o uso daquela comunidade”, afirmou Marli.
CIE
O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O Ministério do Esporte desenvolveu a concepção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.