Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Escola Carlos João Treis terá120 alunos em tempo integral; município projeta 700 crianças atendidas em 2015

Para 2014 houve um avanço de mais de 52% de acolhimentos no ensino integral, atingindo 499 alunos 

09/12/2014 - 17:29


Já para o próximo ano letivo a Escola Municipal Carlos João Treis iniciará as atividades com uma turma de educação em tempo integral. Vinte alunos do Pré II serão contemplados, além disso, outros 100 alunos terão atividades em contra turno por meio de uma parceria que a Secretaria de Educação (SMED) firmou com o Serviço Social do Comércio de Toledo (SESC). Para 2014 houve um avanço de mais de 52% de acolhimentos no ensino integral, atingindo 499 alunos sendo atendidos pela Educação em Tempo Integral (ETI) no município. No próximo ano esse número passará de 700.

Na Carlos João Treis poderão participar das atividades de contra turno alunos matriculados na escola e que os pais tenham interesse em que os filhos integrem a ação. “Serão 50 educandos para o período matutino e outros 50 no vespertino. O transporte será realizado pelo município. A estrutura física, recursos humanos, lanche e materiais serão ofertados pelo SESC. Essa parceria é de grande valia para nosso município, pois, possibilitará que mais 100 estudantes tenham mais possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento em diferentes áreas do conhecimento”, explicou a secretária de Educação, Tania de Grandi.

Durante todo o ano letivo, a semana toda, estes alunos frequentarão as aulas tradicionais em um período na Escola Carlos João Treis e no outro período farão aulas de raciocínio lógico e letramento, ações lúdicas relacionadas ao corpo, movimento e iniciação esportiva, aulas de iniciação teatral, aulas de musicalização, aulas de artes visuais e aulas de iniciação à informática na unidade do SESC.

Educação em Tempo Integral será ampliada em 2015

Em 2014 a Secretaria Municipal de Educação atendeu 499 crianças com a Educação em Tempo Integral (ETI). Este ano foi implantado mais uma turma de ETI na Escola Rural Municipal São Pedro por meio do Programa Mais Educação, totalizando 31 alunos matriculados. Os estudantes desta escola estudam no período matutino e nas segundas, quartas e sextas-feiras realizam as aulas no período vespertino com disciplinas que abrangem musicalização, jardinagem, arte, educação direitos humanos e cidadania, acompanhamento pedagógico, entre outras.

Foram atendidas ainda 158 crianças na Escola Municipal Ivo Welter (dois Pré II, dois primeiros ano, dois segundos, um terceiro e um quarto ano); 147 crianças na Escola Vereador José Pedro Brum (um Pré I, um Pré II, um primeiro, um segundo, um terceiro e um quarto ano); 104 alunos na Escola Engenheiro Waldyr Luiz Becker (um Pré I, um Pré II, um primeiro, um segundo e um terceiro ano); e 59 crianças na Escola Carlos Friedrich (um Pré I, um Pré II e um primeiro ano).

Já para 2015 haverá um avanço onde mais de 700 crianças serão atendidas com a ETI. Serão 588 na modalidade da Educação em Tempo Integral, mais 23 educandos pelo “Programa Mais Educação” e 100 alunos pela parceria com o SESC por meio do “Projeto Futuro +”.

Até 2024 será ofertado Educação em Tempo Integral em 50% da rede

Segundo a secretária de Educação, Tania de Grandi, o município deve dar continuidade a essa política pública, com a oferta de Educação em Tempo Integral visando a ampliação de uma escola a cada ano como prevê a meta do Plano Nacional de Educação por meio da Lei 13.005/2014. A lei prevê que até 2024, cada município deverá ofertar a ETI em até 50% das escolas municipais e estaduais, abrangendo pelo menos 25% dos educandos nessa faixa etária.

Toledo conta hoje com aproximadamente 12 mil alunos, divididos em 36 escolas e 26 centros municipais de educação infantil. Para cada turma de pré escolar que é ofertado a ETI, deve-se garantir a oferta dessa modalidade até o quinto ano. “A Educação em Tempo Integral efetiva-se enquanto política pública a partir do momento que o município institui turmas para este fim, para tanto é necessário garantir o direito dessas crianças concluírem essa modalidade de ensino (anos iniciais do ensino fundamental) já que a mesma é de competência municipal”, frisou a coordenadora da Educação em Tempo Integral da SMED, Silvia Felizardo.

Educação em Tempo Integral X Contra Turno

A coordenadora da ETI explica que até 2013 as crianças tinham as disciplinas da base do núcleo comum pela manhã e no período da tarde aconteciam as oficinas pedagógicas. Ou vice-versa. Esta metodologia é considerada de contra turno escolar. “A Educação em Tempo Integral está organizada de forma que as disciplinas da base do núcleo comum estejam sendo oferecidas concomitantemente com as antigas oficinas pedagógicas, que hoje estão contempladas enquanto disciplinas da parte diversificada da base nacional. Hoje o currículo é desenvolvido de forma integrada para que o ser humano possa desenvolver-se enquanto ser total e integral”, ressaltou Silvia.

O objetivo da Educação em Tempo Integral, segundo ela, “é melhorar a qualidade da educação fazendo com que os educandos tenham mais possibilidades para desenvolver as habilidades cognitivas, intelectuais, afetivas, físicas, éticas e sociais, efetivando-se assim cidadãos mais atuantes na sociedade já que estes são conhecedores dos seus direitos e deveres”.

Silvia Felizardo garante que existe uma melhoria significativa na aprendizagem dos alunos que cursam a Educação em Tempo Integral. “Nós avançamos muito nesse sentido e Toledo está a frente de outros municípios da região no que diz respeito a implantação dessa política e caminhamos no sentido de garantir a continuidade e a ampliação gradativa na rede municipal”.

Histórico do Atendimento da Educação em Tempo Integral em Toledo

A Educação Integral tem sido alvo de discussões e iniciativas já há algum tempo no município de Toledo. Como iniciativas mais expressivas, pode-se citar a experiência realizada na Escola Municipal André Zenere, nos anos 90; no CAIC, a partir de 1994; na Escola Agrícola, a partir de 1988; e por meio do PETI, nas Escolas Osvaldo Cruz, Orlando Luiz Basei, CAIC, Nossa Senhora das Graças e o Circo da Alegria, na Escola Anita Garibaldi, nos anos 90, além dos Centros Municipais de Educação Infantil.

Em 2012, 292 crianças foram atendidas pela ETI. Em 2013 este número chegou a 327 estudantes. Para 2014 já houve um avanço de mais de 52% de acolhimentos no ensino integral, atingindo 499 alunos. Para 2015, número deve passar dos 700. 

Anuncio gene 2