Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Procon orienta consumidores sobre compras de final de ano

Prestar atenção sobre a política de trocas do comércio, fazer pesquisa de preço e usar preferencialmente dinheiro são algumas das dicas

10/12/2014 - 17:13


Com o Natal se aproximando, começam as trocas de presentes e brincadeiras, como o ‘Amigo Secreto’. Para que o consumidor tenha mais segurança ao comprar e não receba surpresas, o Procon de Toledo divulgou algumas dicas para que as compras de Natal sejam seguras. Prestar atenção sobre a política de trocas do comércio, fazer pesquisa de preço e usar preferencialmente dinheiro são algumas delas.

O coordenador do Procon de Toledo, José Queiroz, informa que é importante as pessoas se atentarem sobre como as lojas realizam a troca de produtos. “Quando o consumidor vai comprar é importante pedir se a loja troca o produto caso haja necessidade. Se a resposta for positiva, que seja anotado na nota fiscal ou etiqueta do produto”. Segundo Queiroz, os comércios não são obrigados a trocar os produtos quando há manuseio deles, como roupas ou calçados. “Somente quando a compra é feita por internet, telefone, catálogo ou na porta de casa, que então o comprador ter sete dias para pedir a troca”, contou.

Outro ponto destacado pelo coordenador foi à importância de fazer pesquisa de preço. “Pesquisando antes de adquirir, o consumidor consegue um produto de qualidade, e com um preço acessível”. Além disso, Queiroz ainda falou da importância do cuidado com o endividamento. “Neste período de final de ano é normal que as pessoas gastem mais. Por isso é importante que o consumidor anote os gastos. Além disso, é recomendável que o pagamento seja feito à vista”. A sugestão é para tomar cuidado ao pagar com cartões de crédito ou cheques especiais, devido aos altos juros que podem ser cobrados. “Se for parcelar, que os consumidores sejam cuidadosos para não entrarem o ano com dívidas”, concluiu.

Anuncio gene 2