A Câmara Municipal realiza na próxima segunda-feira (15), às 10h30, a sessão preparatória de eleição de sua nova Mesa, que vai administrar o Poder Legislativo a partir de janeiro pelos próximos dois anos. A data foi definida em reunião da atual Mesa, na terça-feira (09), quando foram analisados também temas administrativos do período final da atual gestão, presidida por Adriano Remonti (PT), tendo como vice-presidente Edinaldo Santos (PSC), segundo vice-presidente Walmor Lodi (PR), secretária Sueli Guerra (PMDB) e segundo secretário Luiz Carlos Johann (PP).
O horário foi escolhido tendo em vista a pauta da sessão ordinária do dia 15, às 18h, que deve contar com grande número de projetos a serem analisados devido à aproximação do encerramento do ano.
Até o momento três vereadores anunciaram suas candidaturas a presidente, todos na tribuna da sessão ordinária do último dia 1º de dezembro. Os candidatos que anunciaram candidaturas são Luís Fritzen (PP), líder da Oposição, Ademar Dorfschmidt (PMDB), líder do Governo, e Tita Furlan (PV), mas qualquer vereador pode disputar os cargos, dentro das regras fixadas no Regimento Interno, que veda a reeleição no cargo.
A eleição da Mesa da Câmara conta com os cargos de presidente, vice-presidente, segundo vice-presidente, secretário e segundo secretário, preenchidos de forma proporcional às bancadas de partidos e blocos partidários em votação secreta. O Regimento Interno da Câmara Municipal de Toledo prevê que a votação na sessão preparatória será secreta e por maioria absoluta no primeiro escrutínio, seguindo-se maioria simples nos demais, para os cargos não preenchidos na primeira votação.
Uma das primeiras ações da nova Mesa da Câmara Municipal de Toledo será definir a composição das Comissões Permanentes da Casa para os próximos dois anos. A Câmara conta atualmente com dez comissões, compostas por cinco vereadores e preenchidas de modo proporcional aos partidos e blocos do Legislativo.