Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Campanha 16 Dias de Ativismo reflete em um maior número de denúncias

Foram realizadas diversas atividades, em locais descentralizados, atingindo vários públicos de toda a sociedade

11/12/2014 - 17:18


A luta contra a violência à mulher não para. A ‘Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’ começou em Toledo no dia 20 de novembro e seguiu até esta quarta-feira (10). Durante todo este período foram realizadas diversas palestras, adesivaços, capacitações e exposições. As atividades foram realizadas em diversos pontos de Toledo, como escolas, universidades, empresas, unidades básicas de saúde, entre outros, atingindo diversos públicos de toda a sociedade. O resultado do trabalho foi percebido pelos órgãos competentes devido ao maior número de denúncias. A média de registros mensal é de 18 casos e no período da Campanha foram 33.

Segundo a assistente social da Secretaria de Políticas para Mulheres, Jaqueline Machado, que responde interinamente pela pasta, o objetivo da Campanha foi chamar a atenção da população para um problema que existe na sociedade – a violência contra a mulher – e esta meta foi atingida. “A campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’ contribui para, além de chamar a atenção à situação que faz parte de um contexto social que coloca as mulheres em submissão aos homens e naturaliza a sobreposição de um gênero sobre o outro, orientar e indicar caminhos para a denuncia”, informou Jaqueline.

Além disso, Jaqueline ainda comentou sobre a grande participação de toda a comunidade nas ações realizadas pela Campanha. “A ação contou com uma boa adesão e colaboração da sociedade civil, através de seus espaços de representação e organização o que possibilitou a ampliação das atividades”, informou.

Violência contra a mulher

Os casos de violência contra a mulher não são exclusividade dos grandes centros. O município de Toledo teve uma média mensal de 18 casos registrados na Delegacia da Mulher da Comarca de Toledo em 2014. A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) realiza mensalmente o monitoramento dos casos registrados na Delegacia da Mulher e foi observado que houve uma ampliação no número de inquéritos instaurados e prisões em flagrantes no período em que a Campanha 16 Dias de Ativismo foi realizada. Segundo dados repassados pela SPM, do dia 18 a 30 de novembro foram registrados 33 casos de violência. “Não é possível afirmarmos que a violência contra as mulheres tenha aumentado em nosso município, o fato é que as mulheres estão denunciando mais”, disse Jaqueline Machado.

A Delegacia da Mulher orienta as mulheres a fazerem a denúncia e não se intimidar. “A Delegacia e os responsáveis estão aí para assegurar a tranquilidade à população feminina vítima de violência, através de investigação, prevenção e repressão dos delitos praticados, auxiliando as mulheres agredidas”, contou a escrivã da Delegacia da Mulher, Cleusa Fritzen. Algumas das violências registradas são lesões corporais, ameaça, estupro, estupro de vulnerável, injuria e difamação. “Em caso de estupro, alertamos que a vítima deve comparecer a delegacia imediatamente, preferencialmente sem tomar banho e não jogar fora ou lavar as roupas que estava usando no momento do crime, levando-as para a Delegacia da Mulher quando for fazer a denúncia”, orientou Cleusa.

A denúncia é o primeiro passo para que a violência contra a mulher diminua. “Para além da campanha, reconhecemos a necessidade de criarmos e ampliarmos mecanismos de prevenção e combate a violência contra as mulheres de maneira permanente e ainda ações que visem construir relações equitativas entre mulheres e homens, combatendo todas as formas de preconceito e construindo a cultura da paz”, finalizou Jaqueline.

Anuncio gene 2