Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Toledo comemora 62 anos movido pela força de seus mais de 130 mil habitantes

Com tantas qualidades, quem mora em Toledo tem razões de sobra para cantar o hino: Obrigado, Senhor, por tanto amor

12/12/2014 - 16:54


“És uma flor ainda em botão”. Já diz o hino de Toledo, a cidade-labor, que neste domingo (14), comemora 62 anos de emancipação. Apesar de jovem, o município é destaque por seu desenvolvimento e liderança em diversos setores. Com mais 130 mil habitantes, Toledo é conhecida como celeiro de riquezas agropecuárias, sendo o maior Valor Bruto da Produção Agropecuária do Paraná (VBP). Além disso, é a 6° melhor cidade do estado para investimentos e 49° do Brasil. É também a 9° cidade com maior arrecadação de ICMS, mesma posição que ocupa no Paraná no Índice de Desenvolvimento Urbano (IDHM).

Mas Toledo é muito mais que números. Quem nasceu no município e acompanhou seu desenvolvimento. Quem veio de outras cidades em busca de oportunidades e emprego. Quem veio para estudar em uma das seis instituições de ensino superior aqui instaladas. Enfim, todos aprenderam nosso canto de amor: Seja bem-vindo, você é meu irmão.

O prefeito Beto Lunitti, que veio para Toledo ainda criança, no início da década de 1970, destaca o crescimento do município. “Naquela época Toledo estava começando, e crescemos pela força e trabalho das pessoas que para aqui vieram, que acreditaram no potencial dessa terra. Cada cidadão fez e ainda faz o que lhe compete para que esse lugar prospere e seja um espaço de pessoas de bem, cada vez melhores, com respeito à coletividade e a cada um”.

Seu Arthur Longen escolheu Toledo aos 23 anos, em 1953. “Era uma cidade muito pequena, tinha tido a primeira eleição a cerca de seis meses e então começou a chegar muita gente para comprar terra e a cidade que contava apenas com duas lojas começou a crescer. Cada prefeito fez sua parte, um bom trabalho para que Toledo chegasse onde chegou”. O toledano de coração afirmou que gosta muito da cidade. “Eu não trocaria Toledo por nenhuma outro lugar”. 

Um dos setores de maior destaque é a agropecuária. Com mais de R$ 1,5 bilhões no VBP, Toledo investiu apenas em 2014 cerca de R$ 12 milhões em Infraestrutura Rural e atendeu mais de 1.200 propriedades. Na Agricultura, Pecuária e Abastecimento além dos investimentos, a Prefeitura incentiva a produção por meio de programas como o “Rodovias Rurais” e “Agricultura de Precisão”.

Para o produtor rural, Edmilson Gazel, Toledo é rica por natureza e generosa com seus trabalhadores. “São inúmeros os benefícios que o poder público e a Prefeitura tem nos oferecido, sempre com muita prioridade para o homem do campo. Em todas as vezes que a gente precisou em nenhuma fomos deixados de lado. Nós envolvemos muitas pessoas em uma cadeia muito grande, a gente é só o começo e temos as condições para isso, o que é um diferencial de Toledo”.

Atualmente Toledo também é destaque no ensino superior, sendo considerada uma cidade universitária. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Universidade Paranaense (Unipar), Universidade Norte do Paraná (Unopar), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e Faculdade Sul Brasil (Fasul), além das Universidades da Indústria oferecem juntas mais de 100 opções de cursos superiores no município. Além disso, Toledo conta com a perspectiva da instalação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com o curso de Medicina.

Nadiégi Esteici Ziemer veio de Marechal Candido Rondon em 2013 para estudar na Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) campus Toledo. A estudante comenta que com pouco mais de um ano na cidade, já gosta daqui. “A cidade é limpa e, na maioria do tempo, tranquila. Devido ao número de universidades/faculdades que a cidade possui, as oportunidades para quem vem de fora são inúmeras. Dentre outros lugares, os dois parques ecológicos existentes na cidade são lugares ótimos para passar o tempo. Posso dizer que Toledo é uma cidade gostosa de viver”.

O município também é destaque no setor industrial, sendo o primeiro em parques industriais do oeste do Paraná. Também conta com um comércio forte e representativo no estado. O Governo Municipal prevê ainda, mais investimentos no setor, com a perspectiva de duas novas áreas para 2015. O Parque Industrial João Bortolloto, por exemplo, deverá contar com área de 94 mil metros quadrados, localizada entre a Avenida Egydio Munaretto e a Rua Navilio Donassolo. Já o Parque Industrial Abramo Rotava, terá aproximadamente 21 mil metros quadrados e ficará localizado na Rua Mate Laranjeira, no Jardim Pinheirinho.

Além disso, para o próximo ano deverão ser entregues novas incubadoras para oportunizar o crescimento de mais indústrias no município. Com todas essas qualidades, quem mora em Toledo tem razões de sobra para cantar o hino: Obrigado, Senhor, por tanto amor.  

Anuncio gene 2