Na sexta-feira (12) o prefeito Beto Lunitti, acompanhado de alguns de seus secretários, participou de um encontro com representantes do Sindicato Rural Patronal de Toledo. A reunião, realizada na sede da entidade sindical, serviu para que fossem explanadas as ações do governo durante os dois primeiros anos de mandato e também sanar dúvidas sobre as ações de governo voltadas ao agronegócio, a infraestrutura rural e ao desenvolvimento do município.
O presidente do Sindicato Rural Patronal, Nelson Paludo, agradeceu a presença de todos e relatou algumas intervenções do Governo Municipal em favor do homem do campo. Segundo Paludo, os investimentos em asfaltamento rural, por meio do Programa Rodovias Rurais, têm facilitado o trabalho do homem do campo e o escoamento da produção. “Participei de diversas inaugurações de trechos e vemos o quanto este projeto é benéfico para os produtores”. O presidente ainda citou o alargamento da ponte em Concórdia do Oeste, como um marco para os produtores. “As máquinas transitavam com uma roda fora da ponte. Poderíamos, em algum momento, ter algum acidente grave naquele local e agora está resolvido”, comentou.
Beto aproveitou o momento para expor que já foram realizados 40 quilômetros de rodovias rurais nos dois primeiros anos de governo e que mais 37 km já estão contratados. O prefeito de Toledo também lembrou outras ações de recuperação de estradas rurais, como o Projeto do Solo Brita, e a readequação de vias por meio da parceria com o Programa Cultivando Água Boa (CAB), da Itaipu Binacional. O secretário da Infraestrutura Rural, Lídio Michels, acrescentou que os acessos às propriedades também tem recebido o tratamento com solo brita. “Antes este trabalho não acontecia”. Lídio disse também que o trabalho foi facilitado por causa dos investimentos em maquinários. “Temos o Distrito em Ação, Mais Produção que providenciou equipamentos para dar andamento a estas obras”. Os implementos – trator de esteira, dois caminhões caçamba, retroescavadeira, escavadeira hidráulica, motoniveladora, rolo compactador e pá carregadeira – totalizam aproximadamente R$ 3 milhões e foram adquiridos por meio de emenda parlamentar de Sérgio Souza, na época da tramitação, senador da República.
Lídio também citou os investimentos em recuperação de asfaltos no interior. “Este ano foram empregados mais de R$ 2 milhões somente nesta ação”. Um dos trechos recuperados é entre São Miguel e Novo Sarandi. O suinocultor Norberto Manz lembrou que neste trecho a obra se deteriorou menos de dois anos após a inauguração. “Nós pagamos uma vez só, então para o produtor pode não representar muito já que a Prefeitura vai reformar o asfalto sem custo. Mas coletivamente o prejuízo é grande”, comentou.
Os investimentos para o Programa Municipal de Agricultura de Precisão (PMAP), que neste ano contemplou 1.500 hectares, e na bovinocultura de leite, que distribui nitrogênio de material genético para 450 produtores distribuídos em 31 condomínios, também foram lembradas durante o encontro, bem como projeto do biogás, que tem como principal objetivo gerar renda para as propriedades e também diminuir os impactos ambientais ocasionados pela biomassa residual oriunda de pocilgas, mangueiras e outras fontes.
Mais dados
O momento serviu para que a Prefeitura levasse a informação de forma clara e objetiva para os presentes. Beto relatou sobre os diversos projetos voltados à saúde, assistência social, educação e esportes e lazer. Segundo o prefeito, estas são áreas em que os investimentos precisam ser feitas dentro de um planejamento de longo prazo. “Em saúde, por exemplo, nossa meta de melhorar a atenção básica, tem sido atingida e os números comprovam isto”. Nos dois primeiros dois anos, a Secretaria de Saúde aumentou a cobertura assistencial em Saúde de 47% para 78%, sendo que destes, 80% dos casos são resolvidos na própria Unidade Básica de Saúde (UBS). A construção e reforma de diversas unidades de saúde também foi destacada pelo prefeito Beto.
Outro assunto que recebeu destaque durante a apresentação foi a assistência social, onde o município alinhou as ações com as política nacional, por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Não praticamos assistencialismo. Temos programas e atividades que resgata a cidadania e a dignidade das pessoas”. Beto citou a profissionalização e a inserção de mais de 400 pessoas – jovens e adultos – no mercado de trabalho através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), proporcionado por meio do ‘Sistema S’ (SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEST, SENAT, SENAR e SEBRAE). Além disso, Beto falou sobre a formação do cidadão a partir de projetos que envolvem o esporte e o lazer, juventude e política para mulheres. “A atenção a estes setores foi potencializada com o objetivo de socializar e integrar diversas políticas sociais para melhorar as condições da população assistida pelo município”, comentou.
Na educação, Beto explicou aos representantes do Sindicato Rural Patronal, que a Prefeitura tem realizado a reforma e adequação de unidades educacionais além da construção de novos espaços. “Temos 36 Escolas Municipais e 26 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e muitos contam com problemas históricos de telhados que geravam infiltrações e goteiras, rede elétrica antiga e problemática, falta de acessibilidade e tantos outros problemas sentidos pelas comunidades escolares, que sofriam há anos. Isso são obras que não geram uma publicidade tão positiva como a construção de novas unidades, mas que são fundamentais para quem convive nesses locais, por isso fizemos esse enfrentamento”. Além disso, Beto citou a contratação de mais de 300 professores.