Toledo celebrou no domingo (14) 62 anos de emancipação. Para comemorar a data a Prefeitura de Toledo promoveu três dias de festa. Shows, bolo, fogos e parabéns. Tudo isso, de sexta-feira a domingo no Parque Ecológico Diva Paim Barth, onde cerca de 30 mil pessoas prestigiaram o aniversário do município. O evento foi organizado e licitado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo.
Na sexta-feira (12) a programação iniciou a noite com culto e show gospel de Fernandinho. O evento era um anseio da comunidade evangélica, que após a Marcha para Jesus 2014, lotou o Parque Ecológico mesmo em baixo de chuva. “A cidade queria muito esse show então é uma conquista”, afirmou o presidente da Associação dos Ministros Evangélicos de Toledo (AME), Olides Vissotto.
O segundo dia de festividade também contou com animação. Milhares de pessoas prestigiaram no sábado o show com a dupla sertaneja Jeann e Julio. Erica Celestino prestigiou o evento. Segundo ela a festa foi muito bonita. “Eu achei tudo muito legal, com uma boa organização e estrutura. Assisti ao show do sábado que foi muito animado, também assisti a queima de fogos no domingo, muito bonita, e comi do bolo de aniversário. O município está realmente de parabéns”, comentou Erica que também elogiou os parques do município.
O grande dia começou com programação logo cedo. No domingo (14) a movimentação no Parque Ecológico contou com atividades do Programa RecreAção da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). Além disso, a religiosidade também esteve presente. Na Catedral Cristo Rei foi celebrada uma missa de ação de graças pelos 62 anos de Toledo. No início da noite um Auto de Natal promovido pelo Coral da Copel e Ministério da Cultura, com participação do Coral Sadia BRF Encanto, Coral Ítalo Brasileiro e Grupo Vocal La Salle de Toledo, encantou o público. “Foi muito bom nos apresentar para um público tão grande aqui em Toledo unindo a celebração de duas datas importantes do mês de Dezembro, o Natal e o Aniversário de Toledo”, comentou o regente, Nelson Engelmann.
Segundo o prefeito Beto Lunitti, a pujança do município aos 62 anos é resultado do trabalho e contribuição de cada toledano. “Por isso, quero aqui agradecer a todos os pioneiros, a todos os prefeitos que já passaram e que ao seu tempo e olhar fizeram o melhor, assim como cada um que com a força do trabalho e visão ajudaram no crescimento do nosso município. Nós temos agora o compromisso e estamos trabalhando para fazer o melhor para o presente e futuro de Toledo”, afirmou ele ao desejar os Parabéns a todos os toledanos pelo aniversário do município.
O prefeito ascendeu às velas do bolo e toda população presente cantou os parabéns. O primeiro pedaço do bolo dos 62 anos de Toledo foi entregue pelo prefeito a uma criança toledana. “Ele representa o futuro do nosso município e cada um dos toledanos nesse momento”. Ao todo, foram distribuídos na ocasião 25 mil pedaços de bolo, em 10 tendas espalhadas pelo Parque Ecológico.
Na sequência, dezenas de milhares pessoas prestigiaram o show da Orquestra de Teutônia, presente do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) ao município. “Esse é o segundo ano que firmamos essa parceria com a Prefeitura para oportunizar aos toledanos prestigiarem esse show que é maravilhoso. Quero agradecer essa parceria e desejar os parabéns a esse município tão importante”, afirmou o diretor executivo da Cooperativa, Inácio Cattani.
Conforme o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, José Augusto de Souza, o evento foi um sucesso. “Tudo ocorreu dentro do previsto, sendo todos os eventos um sucesso, mesmo com chuva no primeiro dia. O número de pessoas que prestigiaram as atividades foi muito expressivo e demonstrou que a população gosta de ações diversificadas, a exemplo do que foi oferecido este ano”.
A coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Silvania Freese, destacou que a pasta foi responsável por toda organização do evento. “Começamos o trabalho ainda em julho com a licitação de toda estrutura, como palcos e banheiros químicos. Em setembro fizemos a contratação por licitação dos shows, fogos de artifícios e do Bolo. É uma organização muito trabalhosa mais que vale a pena visto que este é o principal evento organizado pela Secretaria, seguido pela festa da virada do ano”, destacou ela.