Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Com funcionários em greve, somente serviços essenciais do Ciretran de Toledo são mantidos

A justificativa para a greve são as diversas reivindicações feitas para o Governo do Estado que não estão sendo cumpridas

16/12/2014 - 17:33


Após decisão na assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores do Detran-PR (Sisdep) na última terça-feira (09), os funcionários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) entraram em greve nesta segunda-feira (15). Somente serviços essenciais são mantidos nas agências de todo o Paraná. A justificativa para a greve são as diversas reivindicações feitas para o Governo do Estado que não estão sendo cumpridas. Não há previsão para retorno dos serviços.

Segundo o Sisdep 90% dos funcionários aderiram a greve na 34ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito)  de Toledo. Além disso, essa também é a adesão de todas as 101 Ciretrans do Paraná. O sindicato ainda garante que o movimento grevista é legitimo, uma vez que o Governo do Estado se comprometeu em encaminhar para a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) o projeto de criação do quadro de servidores do órgão até 01 de julho de 2014, e até o momento não o fez.

O diretor financeiro do Sisdep, Denis Barua, informou que os serviços essenciais da agência de Toledo estão sendo mantidos. “O Ciretran de Toledo está funcionando no horário normal, porém, somente está atendendo aos seis serviços essenciais”. Os serviços que estão sendo oferecidos são a liberação de veículos apreendidos; serviços que envolvam documentos necessários para veículos de serviços essenciais e emergências (policia ambulância, etc.); processo para registro de veiculo novo; renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vencida há mais de trinta dias; recebimento e devolução de CNH suspensa; e realização e exames práticos para processo de primeira habitação vencendo em trinta dias.

A assessoria do Detran informou, através de uma nota de esclarecimento, que o usuário pode utilizar os serviços online através do site www.detran.pr.gov.br e dos terminais de autoatendimento, pelo Detran Fácil. Além disso, ainda podem recorrer ao atendimento telefônico gratuito 24 horas. Quem precisar de informações sobre processos de veículos, habilitação e infrações pode ligar para o 0800 643 7373. Informa ainda que os cursos de reciclagem também devem ser mantidos. E os candidatos que perderam os exames teóricos e práticos terão os testes remarcados, sem cobrança de nova taxa do Detran.

A greve não tem previsão de acabar. O diretor financeiro do sindicato informou que o Governo ainda não entrou em contato para negociação para o fim da grave. Segundo o Sisdep o movimento grevista cessará assim que o acordo celebrado entre sindicato e governo for cumprido.

Reivindicações

Algumas das reivindicações do Sindicato dos Servidores do Detran-PR (Sisdep) é a aprovação na Alep do quadro próprio de servidores da autarquia, sendo que em publicação oficial no site do Detran no dia 12/12/2014, afirma que falta apenas o encaminhamento e aprovação da mensagem, a qual demanda exclusivamente de vontade política.

Outra é a realização de um plano de carreira compatível com a importância do órgão e com as funções executadas pelos servidores. O Governo do Estado havia afirmado que a criação de um plano de carreira estava previsto no realinhamento institucional do DETRAN/PR e no início deste ano assumiu o compromisso de encaminhar o anteprojeto a Alep até início de julho de 2014, o que não aconteceu. Segundo a diretoria do sindicato esta é uma reivindicação antiga e o debate vem se estendendo há anos.

Os grevistas ainda reclamam do “tarifaço” aprovado pela Alep, que aumenta impostos no estado e do desconto de servidores inativos e aposentados, também aprovado pelo legislativo.

Anuncio gene 2