Para melhorar as condições de mobilidade da população, a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico, tem projetado diversas intervenções em todo o município. Na sexta-feira (12) aconteceu audiência pública para aprovação da reurbanização da Rua Capitão Leônidas Marques, na Vila Boa Esperança. Os investimentos serão de aproximadamente R$ 1,5 milhão, financiados Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
O trecho faz a ligação entre o Jardim da Mata, passando pelo Jardim Maracanã, Vila Boa Esperança e Jardim Laranjeiras, e a Avenida Maripá. A rua ganhará ciclovia, calçadas com acessibilidade, pontos de ônibus modernos, pista ampliada com espaço para estacionamento, paisagismo urbano, arborização e uma nova iluminação. Por esta via passam diariamente trabalhadores, estudantes e a população em geral, e o intuito é oferecer segurança a todos, comentou o diretor de Planejamento Urbano, Gilberto Chmulek.
Segundo o diretor, as propostas foram apresentadas à população que aceitou as melhorias que serão realizadas. “Nós mostramos o projeto e as melhorias que pretendemos fazer naquele local. Toda a população aceitou muito bem”. Chmulek informou ainda que as intervenções que estão sendo propostas são necessárias para melhorar a mobilidade das pessoas que utilizam aquela via diariamente.
A proposta de melhoria deve ainda passar pelo Legislativo. Após aprovado, as obras serão iniciadas pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (EMDUR).
Outros Investimentos
Além da Rua Capitão Leônidas Marques, a Administração também está investindo em outras vias do município para melhorar a mobilidade. Vias como a Rua Carlos Sbaraini, no Jardim Panorama, e a Rua Cristo Rei e a Avenida da União, na Vila Becker, são algumas que estão sendo melhoradas. Mais de R$ 5,5 milhões estão sendo aplicados em remodelação de vias urbanas e a construção de uma avenida com o objetivo de organizar o trânsito, descongestionar pontos críticos, remodelar os passeios públicos e tornar as calçadas, ruas e avenidas mais acessíveis e funcionais. Desde os materiais utilizados para o calçamento, a iluminação pública, a arborização até a disposição de bancos, lixeiras, pontos de ônibus, vagas para o estacionamento e sinalização das vias, tudo foi projetado para oferecer sustentabilidade e mobilidade.
Com mais de 130 mil habitantes, uma das metas da administração é promover este desenvolvimento de forma a trazer o bem estar para as pessoas. “O nosso foco principal são os cidadãos. Nossa equipe trabalha para que possamos trazer felicidade para as pessoas”, frisou o prefeito Beto Lunitti.