A Prefeitura de Toledo realizou, na segunda-feira (15), o repasse de diversos equipamentos de informática adquiridos com recursos do Orçamento Participativo. A entrega aconteceu no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, e atendeu demandas de escolas, centros municipais de educação infantil, associações de moradores e outras entidades de utilidade pública. Foram entregues 63 computadores, 17 computadores portáteis (notebook’s), oito projetores e uma impressora. Os investimentos foram de R$ 219.793,00.
Uma das beneficiadas foi a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas de Toledo. A entidade recebeu três computadores, um notebook, um projetor e uma impressora. A presidente da Associação, Tânia Bilato, disse que notebook e projetor serão utilizados em palestras, enquanto os computadores e a impressora vão ser instalados na sede. “Para uso das crianças, por meio de programas específicos para o desenvolvimento”, explicou.
O momento contou com a presença do prefeito Beto Lunitti que reforçou os investimentos realizados por meio do Orçamento Participativo, que nos dois de existência, repassou aproximadamente R$ 8,6 milhões por indicação dos cidadãos. “São recursos que as associações discutem e cada vez mais tem se fortalecido”. Beto ainda citou o amadurecimento nas decisões. “Temos notado que as aplicações são em educação, em infraestrutura e obras para uso de todos. Isto é outra característica. Já não se vê como comunidade apenas a associação de moradores, mas sim todas as estruturas do bairro”. O prefeito toledano aproveitou para falar sobre os investimentos em informática. Beto ressaltou que desde o início do mandato, em 2013, foram adquiridos mais de 800 computadores. “Para dar celeridade aos processos. Tínhamos, em alguns locais, computadores ‘486’ [década de 90] ainda em uso”.
Logo após o repasse dos equipamentos, foi realizada a reunião com os conselheiros do Orçamento Participativo. Na ocasião foi apresentado um balanço das ações realizadas durante o ano de 2014 e o calendário provisório de reuniões para 2015. “Ainda teremos até o dia 15 de janeiro para concluir este trabalho, portanto ainda dá tempo de alguma comunidade que prefira outra data se manifestar”, comentou o assessor de Assuntos Comunitários Valtair Apolinário. A previsão é que as reuniões aconteçam de entre os dias seis de março e 28 de maio, totalizando 71 encontros.