A Secretaria Municipal de Saúde oficializou este mês a descentralização do Cartão Nacional de Saúde – antigo cartão SUS. Com a medida a população pode se dirigir a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima portando identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Trabalho e Comprovante de Residência, para emissão do cartão. A ação acontecia de maneira descentralizada desde abril, mas limitado a algumas UBS’s. Agora o serviço é ofertado em todo o município.
De acordo com Responsável pela emissão do Cartão Nacional de Saúde de Toledo, Luiz Carlos de Oliveira, o objetivo é atingir um maior número de pessoas. “Quando aproximamos o atendimento das pessoas, possibilitamos uma ampliação do benefício, evitando maiores transtornos de deslocamento, o que torna mais ágil e prático o serviço”, contou.
Atualização
Os cidadãos que tiveram a emissão do Cartão Nacional do SUS antes de 2002 podem se dirigir as UBS’s para atualizar os dados e emitir a nova versão da identificação – Cartão Nacional de Saúde, aplicável a quem possui ou não convênios particulares de assistência à saúde. Luiz Carlos, explica que para evitar o congestionamento no atendimento ao público, “as pessoas devem ser prudentes, e procurar a UBS para verificar o melhor horário para atualização dos dados”. Toledo conta com 22 Unidades Básicas de Saúde aptas ao atendimento. O município emitiu em 2014 12 mil cartões à população.