Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Exageros na alimentação nas festas do final de ano podem prejudicar a saúde

Abusar da variedade de alimentos típicos desta época, além das bebidas alcoólicas, podem causar mal-estar, ressaca e até intoxicações alimentares

18/12/2014 - 10:20


Com a chegada do mês de dezembro, comemorações com familiares, amigos e colegas de trabalho entram na agenda. Acompanhados por uma variedade de comes e bebes típicos da época, as confraternizações podem ser um dos grandes vilões da alimentação saudável. De acordo com Michelle Carpiné Ost, nutricionista da Unimed Costa Oeste, o excesso na alimentação, pode ser o principal causador de mal-estar, ressaca e até mesmo intoxicações alimentares. “A restrição ao sono, que pode ocorrer com frequência nesta época, aliado ao clima mais quente, também contribuem para desregular o organismo e, como consequência, a pessoa pode não conseguir aproveitar as festas, devido aos sintomas”, explica.

 De olho no cardápio

Nas comemorações, o ideal é optar por saladas, legumes e frutas frescas e, para evitar exageros, fazer uma refeição leve em casa antes de sair é uma das dicas da nutricionista. Balancear a dieta, mesmo ao consumir alimentos mais calóricos, também auxilia no controle da ingestão de calorias. “Se consumir doces além da cota em um dia, o ideal é que no outro as sobremesas sejam evitadas e o consumo de alimentos volte a ser balanceado”, acrescenta.

A água também é fundamental para o funcionamento do corpo e deve ser ingerida frequentemente ao longo do dia. A nutricionista orienta que para cada quilo, 30 mililitros de água devem ser consumidos ao longo do dia.

Cuidado com as bebidas alcoólicas

Para não despertar com a famosa ressaca no dia seguinte, o ideal é manter o corpo hidratado durante o consumo das bebidas com alto teor alcoólico. “Antes de beber, é ideal que se tome bastante água ou suco de frutas natural”, destaca.

Entre um copo de vinho, espumante ou cerveja, a água deve continuar presente, pois isso faz com os efeitos do álcool não tenham tanta intensidade no organismo. “Procurar não abusar deste tipo de bebida, já que o excesso aumenta taxas de triglicerídeos no sangue e lembrar que cada organismo reage de formas diferentes a determinadas quantidades de álcool também ajuda a evitar a ressaca”, finaliza Michelle.

Assessoria

Anuncio gene 2