Aproximadamente 8 mil visitantes já passaram pelo Museu Histórico Willy Barth em 2014. O número contempla a visita de moradores de toda região, além dos alunos do 4° ano de todas as Escolas Municipais de Toledo, por meio do programa “Roteiro Conhecendo Toledo”, realizado através da parceria com a Secretaria de Educação. “Escolas Estaduais e particulares do município e de cidades vizinhas também visitaram o Museu neste ano”, complementa a coordenadora do Museu Histórico Willy Barth, Rejane Rauber.
Cerca de 80 pesquisadores de diversas áreas também foram recebidos no espaço, onde tiveram acesso ao acervo - que conta com aproximadamente 13 mil itens divididos em objetos, fotografias, negativos, documentos, livros, imagens, entre outros - e perceberam a consequente melhora no entendimento da cultura do município.
Em 2014, o Museu Histórico Willy Barth participou do programa Cultivando Água Boa (CAB) – “Encontros e Caminhos”, com a exposição itinerante “Toledo Cidade Labor”, por meio de banners e a presença de Pioneiros, que contaram um pouco da sua história e experiências vividas na vinda à Toledo nas décadas de 1940 e 1950. “O Museu também possui a tradicional ‘Festa dos Pioneiros’ em homenagem ao Dia do Pioneiro, que acontece todos os anos no dia 27 de março”, explica Rejane.
Em exposição
O Museu está atualmente com a exposição “No sertão, um pouso, uma vila... Assim começou Toledo”, que apresenta ao público visitante, aspectos históricos da formação do município, como: origem do nome, atividades econômicas, meios de transporte, comunicação, a conquista da energia elétrica, atividades educacionais e religiosas e fatores significativos para o desenvolvimento no início da colonização.
O horário de funcionamento do local ocorre das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. À noite, sábados e domingos é necessário realizar o agendamento. O Museu está localizado na Avenida Tiradentes, n° 1165 – Centro, no Centro Cultural Oscar Silva.