A Secretaria de Habitação e Urbanismo (SHU) iniciou nesta semana a instalação da nova iluminação pública da Rua Santos Dumont. No local, o Governo Municipal realizou o projeto piloto de iluminação de ‘led’ em Toledo. O objetivo é oferecer mais qualidade no trânsito toledano e deixar a cidade ainda mais bonita e segura. Ao todo foram investidos na obra R$ 276.866,19.
Os trechos em que houve a mudança se referem à Rua Santos Dumont, entre as Ruas Carlos Barbosa e Armando Luis Arossi; Rua Santos Dumont e Dom Pedro II, Rua Raimundo Leonardi, trecho entre as Ruas Santos Dumont e Dom Pedro II; e Rua General Estilac Leal, trecho entre as ruas Santos Dumont e Dom Pedro II.
No local foram instaladas lâmpadas com tecnologia ‘led’, proporcionando a melhoria da iluminação.
Segundo o secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Colla Januário, o projeto é piloto e nenhum município do interior do Paraná realizou ação com tecnologia semelhante. “A Santos Dumont, possui um tráfego intenso de veículos e pessoas em horários diferenciados, principalmente à noite. Como não há canteiro central nessa via, foi verificada a necessidade da instalação de um sistema de iluminação diferenciada que vai melhorar muito a situação”.
Além disso, o sistema proporciona economia de energia, já que a potência utilizada para gerar o fluxo luminoso atual é maior do que a que será utilizada com as novas luminárias. Igor ressaltou que o fluxo luminoso poderá ser controlado, já que as luminárias serão equipadas com uma tecnologia que, através de um programa, será gerenciado o fluxo luminoso. “Esperamos poder instalar esse equipamento em outros lugares. Vamos ver como a população irá reagir. Mas já notamos uma grande diferença”, comentou.
Para o prefeito Beto Lunitti, a Rua Santos Dumont é uma das vias mais importantes do município. “A implantação dessa nova tecnologia de iluminação a partir das lâmpadas de led qualifica muito a iluminação e valorizar o local”. Segundo ele, Toledo não pode deixar de oportunizar a aplicação de novas tecnologias. “O que instalaremos é o que o mercado está oferecendo de melhor atualmente. Um produto de alta qualidade e rendimento, além de economia da energia na iluminação pública”, ressaltou.
Substituição
As luminárias que havia nos trechos com nova iluminação serão reformadas e reinstaladas em outros locais que necessitem. “As luminárias não são ruins e por isso decidimos reutilizá-las em outros pontos estratégicos que vamos definir após um estudo”, comentou Igor. Outro destaque é que a garantia das luminárias é de seis anos. “Se, dentro de seis anos, as luminárias apresentarem problemas, a própria empresa que forneceu fará a manutenção”.