Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Prefeito Beto Lunitti sanciona a Lei que impossibilita o Fracking em Toledo

Nova Lei impede a concessão de licenças para as empresas que queiram realizar o procedimento no município

24/12/2014 - 10:21


Na manhã da segunda-feira (22), o prefeito Beto Lunitti sancionou a Lei que impossibilita a exploração de gás de Xisto, por meio do fraturamento hidráulico, conhecido como Fracking. A Lei n° 2.183 é de autoria dos 19 vereadores da Câmara Municipal e impede a concessão de licenças para as empresas que queiram realizar o procedimento.

“Este é um dia muito importante para Toledo. Por meio desta Lei, demonstramos o quanto estamos conscientes do nosso papel em proteger o meio ambiente e consequentemente a nossa economia”, ressaltou o prefeito Beto Lunitti.

De acordo com o vereador Tita Furlan, que teve a iniciativa de criar a Lei, as cidades vizinhas de Cascavel, Santa Helena e Nova Santa Rosa já possuem leis que se assemelham a esta sancionada em Toledo. “Importante frisar que esta não é uma bandeira partidária, visto que todos nos unimos contra o Fracking. Esperamos que esta atitude se torne um efeito cascata e que outros municípios também nos acompanhem nesta luta”, complementa.

Já o secretário do Meio Ambiente, Leoclides Bisognin, encara o dia de hoje como uma vitória para o município. “É o momento em que Toledo encara o Fracking com extrema seriedade e que não coloca em risco a nossa região, que ocupa o 1° lugar do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Paraná”, finaliza. 

O Fracking

O Fracking trata de uma nova tecnologia para a exploração no gás de Xisto, por meio do fraturamento hidráulico, visando a geração de energia. Essa exploração é considerada um dos processos de produção de energia mais agressivos ambientalmente e está proibido em vários países do mundo.

Composto de uma fórmula contendo 609 componentes químicos, alguns radioativos, que são injetados no subsolo, com uma pressão de 5 mil atmosferas com o intuito de fazer o metano se desprender do solo. No entanto, antes disso, são realizadas também, violentas explosões no subsolo para quebrar as rochas sedimentares.

Durante o fraturamento hidráulico, cerca de um terço do coquetel químico e demais substâncias que estejam no poço perfurado vêm para a superfície, incluindo a água utilizada. Esse processo oferece riscos de contaminação dos lençóis freáticos. Também podem ocorrer eventuais vazamento de gases, principalmente o metano, poluente e contribuinte para o efeito estufa.

Anuncio gene 2