1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Território Oeste discute estratégias para seu reconhecimento definitivo

Criado há cinco anos, porém ainda não reconhecido oficialmente por parte do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), o Codeter (Conselho de Desenvolvimento do Território Oeste) ganha aliados de peso em sua luta para sair do papel: deputados estaduais que estiveram em Cascavel participando da sessão descentralizada da Assembleia Legislativa.

13/04/2011 - 16:30


Na tarde desta quarta-feira (13), prefeitos, representantes do CDR (Conselho de Desenvolvimento Agropecuário Regional) e deputados estaduais discutiram na Amop estratégias para obter essa vitória considerada imprescindível para obter recursos para as 19 cidades com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região Oeste.

Ao obter a legalização de sua existência, o Codeter vai assegurar o repasse de recursos por parte do governo, bem como linhas de crédito acessíveis a produtores rurais de baixa renda. Somente ano passado, o MDA liberou mais de R$ 11 bilhões em recursos para os territórios de cidadania oficialmente reconhecidos.

O encontro contou com a participação dos deputados estaduais Enio Verri (PT), Professor Lemos (PT) e Duílio Genari (PP). “Nossa estratégia é adotar um discurso político, porque a parte técnica que envolve o levantamento de dados a respeito da realidade desses municípios já está pronta”, declara o prefeito de Jesuítas e presidente da Amop, Aparecido José Weiller Junior. “Nos 28 municípios da nossa área de abrangência, 12 deles possuem baixo IDH e existe nestas cidades uma grande demanda por serviços”, destaca Vanderlei Campos Jr., chefe do Núcleo Regional da Seab em Cascavel.

Participam do Codeter os municípios de Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Capitão Leônidas Marques, Corbélia, Diamante do Oeste, Formosa do Oeste, Iguatu, Jesuítas, Iracema do Oeste, Lindoeste, Nova Aurora, Ouro Verde do Oeste, Ramilândia, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29