Com o intuito de atender as reivindicações e sugestões da população, a Ouvidoria Geral representa um importante meio de interlocução entre o munícipe e a Prefeitura. Somente em 2014 o setor recebeu mais de sete mil solicitações. Uma média mensal de 600 atendimentos entre sugestões e intermediações para resolução de problemas dos cidadãos. Os atendimentos são realizados diretamente na Ouvidoria Geral, que fica no prédio da Prefeitura ou pelo telefone (45) 3055-8929 e pela linha direta 156.
No último ano, o mês que registrou mais atendimentos foi outubro, mas janeiro vem logo em seguida, por isso a equipe da pasta já se prepara para um aumento na demanda. “Esse é um período em que muitos servidores entram em férias, tanto na Prefeitura como nas empresas terceirizadas, o que diminui um pouco o ritmo de trabalho em alguns serviços prestados à população”, explicou o Ouvidor Geral, Antonio Sergio de Freitas (Zóio).
Os pedidos de providência são registrados e encaminhados para as secretarias responsáveis para que as demandas sejam atendidas. Segundo o ouvidor, os responsáveis têm até 15 dias para retornar com a resposta para o caso. “As principais reivindicações são sobre questões como lotes baldios ou sujos, iluminação pública, bueiros entupidos e às relacionadas à Vigilância Sanitária”.
Antonio Zóio lembrou ainda, que o trabalho realizado hoje pela pasta não se resume apenas às reclamações. “Nem todos esses números são ligados a problemas. Existem também orientações, já que a Ouvidoria hoje se tornou uma espécie de ponte entre a administração pública e a população”, explicou. De acordo com ele, o objetivo é atender a população da melhor forma possível. “Recebemos e avaliamos as situações e nos dedicamos com o respeito que os toledanos merecem. Procuramos resolver e encaminhar os pedidos o mais rápido possível, dispostos a receber os cidadãos que necessitam do nosso apoio”, comentou.