Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Beneficiários do Bolsa Família têm até dia 16 para atualizar cadastro

A falta de atualização do cadastro implica perda de outros benefícios, como a tarifa social de energia elétrica.

06/01/2015 - 12:07


Beneficiários do Bolsa Família que receberam aviso no extrato de pagamento devem atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal até o dia 16 de janeiro. A atualização deve ser feita com documentos pessoais e dos demais integrantes da família. Em Toledo, as famílias precisam procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa - entre os da Pioneiro, Jardim Europa, Coopagro, Panorama ou Santa Clara - e atualizarem seu cadastro.

Quem recebeu o aviso e não atualizar as informações poderá ter o beneficio bloqueado a partir de fevereiro. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome, até novembro, dos 1,2 milhão de beneficiários que devem recadastrar os dados, 709,7 mil haviam procurado os gestores do programa para a atualização. Em Toledo são 12.847 famílias cadastradas no Cadastro Único (CAD Único), sendo que destas, 6.686 estão com o cadastro desatualizado.

A revisão é feita todos os anos com foco nos beneficiários que não atualizam os dados no Cadastro Único há mais de dois anos. Quem não recebeu o aviso no extrato de pagamento está com as informações em dia. Todos os beneficiários do programa devem atualizar o cadastro voluntariamente a cada dois anos ou a cada vez que nascer um filho, houver mudança de escola, alteração no endereço residencial ou qualquer informação relevante.

Segundo a Gestora do CAD Único e do Programa Bolsa Família na Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família de Toledo (SMAS), Rosemara De Oliveira Costa, uma equipe está realizando visitas para as famílias já que, as que não forem localizadas e estiverem com o cadastro com mais de quatro anos sem atualização terão o cadastro excluído. “Com relação aos beneficiários do Bolsa Família, 227 famílias que estão recebendo o beneficio estão com o cadastro desatualizado, estas terão seu beneficio bloqueado no próximo mês caso não procurem o CRAS para atualizar”, ressaltou

Rosemara também comentou que com essa ação, espera-se reduzir o índice de desatualizados em 50%. “O processo é lento e necessitamos o apoio da população. Para atualizar a família deve procurar o CRAS de sua região e realizar o agendamento da entrevista”, explicou.

O programa em Toledo

O programa de transferência direta de renda para famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza já resultou na superação desta situação por 723 famílias no município nos últimos cinco anos. Segundo dado publicado recentemente pela revista Exame, da editora Abril, Toledo está entre as 10 cidades menos dependentes do Bolsa Família no Paraná. Dos 399 municípios do estado, Toledo ocupa a sexta posição no ranking. 

Enquanto em novembro de 2010 eram 2.492 famílias recebendo os benefícios, em novembro de 2014 ano foram 1.769 famílias beneficiadas. As famílias recebem benefícios com valor médio de R$ 114,99. Com a redução no número de dependentes do programa, o município demonstra a boa aplicação das políticas públicas do setor. “O próprio Bolsa Família visa subsidiar as famílias enquanto por meio de políticas públicas de assistência social que ofertem oportunidades de emprego e crescimento social, ela possa sair dessa dependência”, comentou a gestora Rosemari.

Anuncio gene 2