A Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Toledo iniciou, na terça-feira (6), o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2015. O levantamento feito de forma amostral será realizado em todos os bairros do município, com vistorias em cerca de 1.300 imóveis. O Ministério da Saúde (MS) preconiza que o percentual de infestação seja de até 1%.
As vistorias serão realizadas até sexta-feira (9) e tem por objetivo mapear as ações de combate a Dengue e sua efetividade no município. “Por isso, a partir dos dados devemos trabalhar ações específicas de combate”, explicou o supervisor técnico de Combate e Controle às Endemias, Taylon Eduardo Pereira.
Apesar da expectativa positiva, Pereira lembrou que o 1° LIRAa do ano geralmente registra um auto índice de infestação devido as condições climáticas. “Com o calor intenso e as chuvas de verão a transmissão pode ocorrer com maior intensidade. É quando o desenvolvimento do mosquito é mais rápido, assim como a transmissão, por isso contamos com a colaboração da população para eliminar os focos de proliferação do mosquito e assim, evitar casos”.
Mutirão de Limpeza
A partir dos resultados deverão ser realizados os mutirões de limpeza nos locais com maiores índices. A ação é realizada com o auxílio de um caminhão e tem como objetivo principal retirar do quintal dos moradores todos tipos de utensílios como pneus, latas, garrafas, sacos plásticos, lonas, e outros materiais que acumulem água e possam se tornar focos de infestação.
Atual situação
De acordo com dados preliminares foram notificados em Toledo no ano passado 289 casos, dos quais 21 foram confirmados, sendo 16 autóctones e cinco importados. Em 2015 ainda não foram notificados casos.