Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

ESPORTES

Números e títulos apontam avanços nas políticas de esportes em Toledo

Dois títulos inéditos foram trazidos para o município: Campeão dos Jogos da Juventude do Paraná Divisão B e o 3° Lugar nos Jogos Abertos do Paraná Divisão A

07/01/2015 - 16:38


O ano de 2014 foi de muitas conquistas para a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) de Toledo. Dois títulos inéditos foram trazidos para o município: Campeão dos Jogos da Juventude do Paraná Divisão B e o 3° Lugar nos Jogos Abertos do Paraná Divisão A. Resultados que, segundo a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, são fruto de muito trabalho e dedicação tanto dos profissionais da SMEL, do incentivo que o município dá ao Esporte e dos próprios atletas.

“Temos hoje 622 atletas no setor de rendimento, que participam das competições oficiais e que representam o município”, explica.  As competições oficiais contemplam os Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP’s), Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), Jogos Paralímpicos do Paraná (PARAJAP’s), campeonatos paranaenses e brasileiros. As modalidades de basquetebol, capoeira, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, tênis de mesa, voleibol, xadrez e rugby são assistidas por professores da SMEL.

No decorrer do ano, 85 atletas participaram dos Jogos da Juventude do Paraná, Divisão B, Fase Regional e 53 deles da Fase Final. Já na Divisão A, na fase final, foram 179 esportistas, somando num quadro geral dos Jogos, 315 atletas divididos em 30 equipes que disputaram as modalidades de basquetebol, capoeira, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, tênis de mesa, voleibol, xadrez e rugby. Todos os esportes são assistidos por professores da SMEL.

Por sua vez, nos Jogos Abertos do Paraná, a Divisão A e B somaram 286 atletas, por meio de 37 equipes, nas modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, rugby, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Já as competições comunitárias realizadas no município reuniram mais de 6 mil atletas, disputando a 2ª Taça Toledo de Futebol Sete, Campeonato Municipal de Bocha Feminino, 1° Campeonato Municipal Colchões GOWDY de Bocha Masculino, Jogos Abertos de Toledo (JATOO), Campeonato Municipal de Futsal Masculino, Jogos Escolares do Município de Toledo (JETO’s) e Campeonato Municipal de Futebol 7.

Esportes de Base

Nesta categoria, que contempla a iniciação ao esporte com participantes de até 17 anos, são disponibilizados os treinos nas modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, capoeira, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, tênis de mesa, voleibol, xadrez e rugby. Segundo Marli, a meta é proporcionar esporte e lazer para todos. “O total de pessoas atendidas em 2014, nos esportes de base, ultrapassou a casa dos cinco mil”, complementa Marli.

Práticas esportivas para todos

Somente com a natação e hidroginástica, foram mais de 42 mil atendimentos no decorrer do ano, no Complexo Esportivo Arnoldo Bohnen, e na Piscina Pública Aldo Belo, no Complexo Esportivo Euzébio Garcia.

Outra opção disponibilizada pelo município para a prática esportiva trata do uso do campo sintético XIV de Dezembro e dos vários ginásios de esportes do município, para a prática de esportes – Alcides Pan, Jaime Zeni, Hugo Zeni, Lauri José Simon, Aldanir Ângelo Rossoni, Aldenir Massola, Lauro Longen e Euzébio Garcia –, que ocorre por meio da reserva dos espaços. Em 2014, estes locais receberam mais de 40 mil pessoas para prática de atividades físicas.

Idoso em movimento

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 20 milhões de idosos, o que corresponde a aproximadamente 10% da população do país. Em Toledo não é diferente, cerca de 9,9% são idosos, ou seja, mais de 15 mil pessoas.  Segundo Marli, para atender a esta parcela significativa dos habitantes do município, o programa Idoso em Movimento atua em 43 grupos de idosos. “Em 2014 mais de 8 mil idosos participaram das aulas de recreação e ginástica – por meio dos grupos – e mais de 21 mil atendimentos foram realizados”, detalha a secretária de Esportes.

Os grupos assistidos são a APA, Aldeia Betesda, Ângelo e Ângela (Pancera), Corações Unidos (Jardim Panorama), Corações Alegres (Vila Nova), Cristo Rei (BNH Rossoni), Dois Marcos, Estrela Dalva (Jardim Careli), Esperança (Cerro da Lola), Fraternidade (Linha São Miguel), Fonte Luminosa (Jardim Europa), Frei Alceu Richetti (Jardim Porto Alegre), Gridema (Dez de Maio), Irmãos Dantzer, Jardim Concórdia, Jardim Independência, Laços da Amizade (Novo Sobradinho), Lírio de São José Km 41, Melhor Idade (Xaxim), Nossa Senhora de Fátima (César Park), Perseverantes da Paz (Jardim Maracanã), São Francisco de Assis (Jardim Coopagro), São Joaquim e Santa Ana (Linha Floriano), São Luiz Gonzaga (São Luiz do Oeste), São José (Vila Operária), São Pedro (Vila Pioneira), Sagrada Família (Jardim Gisela), São Jorge (Jardim Bela Vista e América), São Paulo (Linha São Paulo), Sempre Avante (Jardim Panorama), Sempre Avante (Concórdia do Oeste), Sempre alegres (São Francisco), Sempre Unidos (Novo Sarandi), Três Nações (Vila Ipiranga), Tancredo Neves (Vila Paulista), Unidos da Flórida (Linha Flórida), Unidos em Cristo (Ouro Preto), Unidos no Amor (Vila Becker), Unidos Venceremos (Jardim Santa Maria), Viva a Vida (Vila Industrial), Vila Industrial, Voltamos a Sorrir (Bom Princípio) e Paz e Amor (Vista Alegre).

Já os eventos voltados para este público em 2014, contemplaram o Carnaval da Melhor Idade, Visita do Coelhinho, Gincana, Caminhada da Saúde, Arraiá Municipal (festival de quadrilhas), Encontro de Lazer e Movimento da Melhor Idade, Jogos Municipais dos Grupos de Idosos, Dia Internacional do Idoso, Municipal de Bocha e Canastra da Melhor Idade e Pilates. Por meio destas ações, foram feitos mais de 6 mil atendimentos.

Lazer e Recreação

No setor de Lazer e Recreação, diversas atividades são realizadas em todo o município, com ações que contemplam desde crianças a idosos. Para os pequenos, a Recreação Escolar atendeu todas as Escolas Municipais – 35 instituições de Ensino, alcançando mais de 10 mil crianças. Por sua vez, o programa Recreação, realizado nos parques, praças e bairros, somou quase 7 mil atendimentos.

A Dança Circular – disponibilizada em Concórdia do Oeste, no CAPS, no Panorama, no Borges de Medeiros e na Escola de Governo, resultou na participação de 622 pessoas e em 1583 atendimentos. Já o programa Verão no Parque, que segue com a atual temporada até abril deste ano, somou em 2014, um total de 8.130 pessoas atendidas por meio da dança – Ritmos Coreografados, dos esportes e do empréstimo de bicicletas.

Ainda no setor de Lazer e Recreação, o Ginásio de Esportes do Jardim Europa, a Associação de Moradores Parizotto e os Parques: dos Pioneiros, Diva Paim Barth e Frei Alceu, recebem o programa Coração no Ritmo Certo. Com o objetivo de orientar os praticantes de atividades físicas, com dicas de alongamento e monitoração cardíaca, mais de 1.700 pessoas foram atendidas em 2014.

As academias da terceira idade, localizadas no Parque Diva Paim Barth e dos Pioneiros, no Jardim Concórdia, Jardim Belo Horizonte, Novo Sobradinho, Sarandi, Jardim Coopagro, Santa Maria, BNH Gisela e Jardim Filadélfia, somaram 944 pessoas atendidas, com base nos cadastros realizados. Nestes locais, são disponibilizados profissionais da SMEL para acompanhar as atividades.

Por fim os eventos realizados no setor de Lazer e Recreação em 2014 foram: o Passeio Ciclístico da Mulher, Passeio Ciclístico da Vila Pioneira, Gincana das Trabalhadoras Rurais, Programa Saúde na Escola, Unioeste - Dança Circular e na BRF Sadia. “Juntas, mais de duas mil pessoas participaram dos eventos”, complementa Marli.

Investimentos

Em 2014 foram realizadas reformas nas piscinas do Complexo Esportivo Arnoldo Bohnen e na Piscina Pública Aldo Belo, no Complexo Esportivo Euzébio Garcia. Melhorias no campo e nos alambrados do Estádio Municipal XIV de Dezembro também foram realizadas.

Além disso, mais de 1 milhão de reais foram investidos nas reformas dos ginásios: Hugo Zeni, conhecido como a casa do Voleibol e no Jaime Zeni, a casa do Basquete em Toledo. Ambos tiveram os telhados trocados com aplicação de manta asfáltica, melhorias gerais nas arquibancadas e vestiários e instalação de pisos flutuantes.

Outros locais que passaram por reformas foram os ginásios Aldanir Ângelo Rossoni (CCR), no Jardim Coopagro, o José Lauri Simon no Jardim Panorama e o Euzébio Garcia na Vila Pioneiro.

Os investimentos na área ainda contemplam a construção do campo sintético do bairro Pinheirinho, localizado próximo ao Centro Unificado das Artes e Esportes (CEU), com investimento de mais de R$ 240 mil reais. “O ano de 2014 foi muito produtivo para o Esporte em Toledo. Com base no que nos propusemos a fazer em quatro anos, posso dizer com alegria e satisfação que o trabalho está adiantado e rendendo bons frutos. Agora é manter o ritmo e continuar na busca de oportunidades e cada vez mais qualidade no Esporte e Lazer, para a população de Toledo”, finaliza Marli.

C%c3%b3pia de web banner 550x250px